segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Prefeitura garante a realização do Carnaval de Passarela em São Luís

Foto: Divulgação/Func

Com orçamento de R$ 3 milhões, a Func garante infraestrutura para realização do Carnaval, com desfile das Escolas e Blocos na Passarela do Samba, e apoio aos eventos comunitários
A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), já deu início aos preparativos para o Carnaval, com a publicação dos editais que regulamentam a participação dos grupos, blocos, escolas de samba e demais interessados em participar dos concursos e desfiles que integram a programação oficial da folia em São Luís.
Faltando pouco menos de um mês para a abertura da festa momesca, equipes da Func têm agilizado os trabalhos para a realização do Carnaval 2014, cujo tema “Carnaval em São Luís. Batuca Brasil na Passarela da Folia” dará destaque aos batuques da folia e a alegria da Copa. Até final de janeiro começa a montagem da estrutura da Passarela, com previsão de entrega até o dia 27 de fevereiro.
Este ano, a prioridade da Func é assegurar a infraestrutura necessária para a realização dos bailes carnavalescos, do desfile na Passarela do Samba e também o apoio para a folia nas comunidades. Para isso, conta com orçamento de R$ 3 milhões. Os editais têm o objetivo de incentivar a participação das associações, grupos carnavalescos, artistas e foliões no Carnaval oficial, além de garantir maior lisura no contrato e pagamento dos cachês de grupos e artistas.
Um Cortejo Artístico vai abrir em grande estilo o Carnaval Oficial de Passarela, dia 27 de fevereiro, com a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo e com a participação de representantes das agremiações selecionadas para a programação: tribos de índios, turmas de samba, blocos afros, escolas de samba, blocos organizados, blocos tradicionais, alegorias de rua, entre outros.
TRUPIADA DA ILHA NA PASSARELA DO SAMBA
A novidade na programação deste ano fica por conta da participação dos principais batalhões dos bois de matraca - Maioba, Maracanã e Pindoba -, que vão encerrar os desfiles no dia 04 de março e já anunciar as Festas do São João 2014, quando a Corte de Momo passará a chave para as mãos do Pai Francisco e Catirina.
BAILES
A abertura do Carnaval acontecerá com o tradicional Baile da Corte, o Baile dos Artistas o Baile da Felizidade (idosos) e o Baile do Erê (infantil), todos no Patrimônio Show (em frente ao Terminal de Integração), entre os dias 07 e 09 de fevereiro.
No Baile da Corte serão escolhidos o Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval, quarteto que estará presente nos diversos eventos do Carnaval da Func, e também na Passarela do Samba, representando a alegria do Carnaval de São Luís.
Já o Baile dos Artistas reúne os mais diversos agentes culturais da cidade, entre artistas, comunicadores, formadores de opinião, que brincam fantasiados com bastante irreverência e alguns fazendo uso da crítica social na escolha das fantasias. Durante a festa, são eleitos a Princesa e o Príncipe Consorte.
Os dois outros bailes são dedicados ao público da terceira idade e o público infantil, com premiações e escolhas de fantasias. A novidade será a escolha também do Rei Momo e Rainha do Carnaval da Felizidade, uma inovação deste ano.
ESTRUTURA E SEGURANÇA
Com 200 metros de pista, a Passarela contará com toda infraestrutura necessária à realização do Carnaval (banheiros químicos, central de atendimento de urgência/saúde, iluminação, som, decoração, barracas de bebidas e comidas em seu entorno, bares, espaços reservados para a imprensa e para as brincadeiras, arquibancadas e camarotes).
Ao todo, serão 30 camarotes e sete arquibancadas para um público de 4.150 pessoas. Na área da Pista haverá um espaço reservado para pessoas com deficiência. Além do efetivo disponibilizado pelas Secretarias de Segurança do Estado e Município, será contratada também uma empresa de segurança privada.
COMUNIDADES
Em relação ao Carnaval nas comunidades, a Func apoiará a festa em alguns bairros e eventos sem fins lucrativos. Será publicado um edital que regulamentará a execução deste apoio, de acordo com os critérios exigidos pelo regulamento.

Calendário da Folia
Baile da Corte e Concurso para eleição do Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval
Local: Patrimônio Show (em frente ao Terminal da Integração)
Data: 07/02 (sexta-feira), a partir das 21 horas.
Baile dos Artistas
Local: Patrimônio Show
Data: 08/02 (sábado), a partir das 21 horas.
Baile da Felizidade (idosos)
Local: Patrimônio Show
Data: 09/02 (domingo), das 9 às 12 horas.
Baile do Erê (infantil)
Local: Patrimônio Show
Data: 09/02 (domingo), das 16 às 19 horas.

Carnaval da Passarela do Samba (Anel Viário)
DIA 27/02 – QUINTA-FEIRA
19h00 – Cortejo de abertura oficial do Carnaval de Passarela
Desfile das Tribos de Índio
Desfile dos Blocos Tradicionais
Desfile das Turmas de Samba
DIA 28/02 – SEXTA -FEIRA
19h – Desfile dos Blocos Tradicionais do Grupo B
DIA 1º/03 – SÁBADO
19h00 – Desfile dos Blocos Tradicionais do Grupo A
DIA 02/02 – DOMINGO
18h - Desfile dos Blocos Organizados
21h - Desfile das Escolas de Samba
 DIA 03/03 – SEGUNDA-FEIRA
18h Desfile dos Blocos Organizados
21h Desfile das Escolas de Samba
 DIA 04/03 – TERÇA-FEIRA
18hs – Desfile de Alegorias de Rua (Tijupá, Casinha da Roça e Tapera)
19hs – Desfile dos Blocos Afros
23h45 - ENCERRAMENTO
DIA 05/03 – QUARTA-FEIRA
14hs – Apuração dos Concursos realizados na Passarela do Samba
Local: Estádio Nhozinho Santos
DIA 13/03 – SEXTA-FEIRA
Entrega da premiação aos vencedores do concurso de passarela
Local: Fonte do Ribeirão