quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Unimed São Luís lesa consumidores com a ajuda do ANS e posição vacilante do Ministério Público Federal

   
Logomarca do golpe em mais de 30 mil consumidores no MA

Do outro lado da linha, a atendente anônima informa: "Nós estamos com cobertura em São Luís, Paço do Lumiar e Imperatriz". A cobertura referida é da Central Nacional Unimed, uma das operadoras de plano de saúde credenciada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, para receber a portabilidade extraordinária dos beneficiários da Unimed São Luís. 
    Segunda cidade do Maranhão, Imperatriz conta com uma rede de saúde privada tão precária quanto a pública.  Paço do Lumiar, o município localizado na região metropolitana de São Luís a precariedade vai além dos leitos hospitalares. Está em tudo. Ninguém nasce ali, a não ser pelas mãos de parteira. Não há sequer uma maternidade.
    Mais de 30 mil consumidores há mais de 120 dias estão à mercê das negociações entre ANS e planos de saúde intermediada pelo Ministério Público Federal. No último lance, um Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TCAC) que se esperava atacar de vez o problema, suscitou mais angústia e incertezas labirínticas entre os "beneficiários".
    Há incompatibilidade generalizada entre preços e cobertura dos planos ofertados pela ANS para recebimento da portabilidade extraordinária, e os consumidores com contratos feitos com a quase extinta Unimed São Luís.
    A desinformação entre operadoras e consumidores somente beneficia a extinta Unimed São Luís, institucionalizando a lesão aos que possuem contrato em suspensão com a operadora. 
    Tão doentia é a artimanha com intenção burlesca de ganho pecuniário que atinge até mesmo a procuradora do Ministério Público Federal, Ana Karízia Távora Teixeira Nogueira. Cética em relação à aplicação de leis no Maranhão, a procuradora chegou a posar para foto no Rio de Janeiro na "solenidade" de assinatura do TAC. Neste ínterim, tomou conhecimento que planos como a Unimed Imperatriz, opção oferecida pela ANS, capenga na cobertura em São Luís não extrapolando os limites do estado. Portanto, exclui os consumidores com contrato que os garantia cobertura nacional.
    A saga cruel dos consumidores segue uma novela de desamor à vida perpetrado por uma agência reguladora que chega ao cúmulo de fazer propaganda da satisfação dos consumidores em seu portal. 
Os sintomas da anomalia da ANS se manifestaram no escritório montado pela agência sob o argumento de resolver a situação dos beneficiários da Unimed São Luís. Nas dependências da agência, vendedores de planos propagandeavam seus benefícios aos desesperados sob os olhos vendados, não se sabe sob qual valor, dos funcionários deslocados para o Maranhão à custa de diárias pagas pelo erário. Para estes, bem que Pedrinhas poderia servir como resort.