terça-feira, 22 de abril de 2014

Roseana desperdiça dinheiro em Água Doce para realçar nome do Dr. José Sarney

   
No município de Água Doce do Maranhão o desperdício do dinheiro público tem nome próprio e placa. Em 2009, no terceiro mandato como governadora do Estado, Roseana Sarney autorizou a reforma da Unidade Integrada José Sarney.


    Na fachada do prédio, porém, como em centenas de outras no Maranhão, a escola da rede estadual de ensino era identificado como Centro de Ensino Dr. José Sarney.  A homenagem ao político é redundante em Água Branca.

    A poucos quilômetros da sede do município,à margem da MA - 312 a prefeitura emplacou o nome do político na Unidade Integrada Governador José Sarney. No município, o prefeito Rocha Filho não poupa bajulações ao grupo político comandado pelo senador José Sarney. Um ginásio com obras ainda a serem concluídas estampa o nome do senador João Alberto (PMDB), ex-governador do Estado.

     A obra da Secretaria de Estado da Educação custou ao erário estadual R$ 177.377,18 com prazo de conclusão marcado para o dia 17 de janeiro de 2010, em pleno ano eleitoral. A promessa era "beneficiar" três cidades com a geração de 160 empregos diretos. 

    Em dezembro do ano passado, o Governo do Estado desativou o Centro de Ensino no centro da cidade e transferiu com nome e tudo para um prédio recém inaugurado com seis salas. A obra foi construída por meio de convênio datado de 2010. Abandonado, o antigo prédio foi entregue ao prefeito Rocha Filho. Parte dos imóveis, como carteiras e bebedouros foi abandonado, assim como experiência de parcerias como o Instituto Airton Sena. Permaneceu somente a frase estimulante: "A educação é uma missão que ajuda na formação do ser humano".

    Na escola Dr. José Sarney, o coronelismo é cultivado desde a zeladora. Com ordem expressas de abrir a escola apenas às 14 horas, alunos que chegam antes deste horário tem que espera na porta da rua. O acesso ao Centro de Ensino Dr. José Sarney somente no horário estabelecido. Enfim, um lugar no estado do Maranhão onde a lei é imperativa.