quinta-feira, 17 de abril de 2014

Judas é aplaudido e vaiado na Via Sacra do Anjo da Guarda em São Luís (MA)

   Judas se enforcou na praça do Viva Anjo da Guarda e recebeu aplausos, vaias e insultos da plateia que foi assistir a Via Sacra  montada pelo Grupo  Independente de Teatro Amador, Grita. Este ano o grupo de teatro do bairro Anjo da Guarda realiza a trigésima terceira montagem da peça ao ar livre com o tema "Uma Vida Por Nós". A crítica social cedeu lugar à religiosidade.
    Na primeira apresentação de 2014, o Grita suprimiu a cena da ressurreição. O espetáculo foi encerrado com o "Pai Nosso" e mais de dez minutos de queimação de fogos de artifício. Durante cerca de 4 horas, atores e públicos percorreram as sete estações até a praça do Viva.
    No ano passado Augusto Sérgio Ferreira, que interpreta o Judas, foi apedrejado pelo público. Foi ferido na cabeça por uma pedra arremessada pela plateia. Soldados do corpo de teatro fizeram um cerco em torno da cena do Judas para protegê-lo. Soldados do Corpo de Bombeiros, que em 2013 retiraram o ator sangrando do local,  ficaram próximo à cena. Durante os ensaios os soldados da Via Sacra do Anjo da Guarda recebem treinamento de um policial da PM do Maranhão. São 190, entre Romanos e do Sinédrio.
    O governo do Estado e a Prefeitura de São Luís são os principais patrocinadores do evento em 2014. O apoio da Vale apareceu de maneira ostensiva em placas colocadas ao longo da Avenida dos Portugueses (BR-135).
    O elenco principal e de apoio contam com 678 pessoas. Quase todos são da comunidade. 

Cenas da Via Sacra:











Assista à cena do enforcamento do Judas: