quarta-feira, 7 de maio de 2014

Igreja de São José de Ribamar privilegia automóveis

   
Igreja de São José de Ribamar
    Carro é prioritário na pia batismal da Igreja de São José de Ribamar. Na manhã de terça-feira,6, uma mãe levou seus filhos gêmeos para batizar na igreja do santo padroeiro do Maranhão. Teve que aguardar até perto de meio-dia para ver a água benta respingar nos bebês.
    O batismo de carros em São José de Ribamar é uma tradição que remonta meio século. Não se sabe quando começou. Antonio Miranda, pesquisador e estudioso da história da cidade balneária, não precisa a data que teve início o ritual. É inusitado no país. Há uma faixa própria para a cerimônia no lado esquerdo da igreja, de frente para o mar.
    Miranda esteve à frente da função de batizar automóveis até que o padre Bráulio, um baixadeiro que deu vazão à utilização do púlpito como palanque dos Sarney e aliados no município. Quando os padres Gutemberg e Cláudio assumiram a igreja, agora subordinada diretamente à Aquidiocese de São Luís, o historiador foi dispensado das bênçãos aos bens.
    Antonio Miranda conta que não há uma tabela afixada na igreja sobre os valores que devem ser cobrados aos proprietários que querem ver os carros ungidos. Mas, ressalta que os preços alcançam até R$ 100, dependendo do estado de espírito da alma bondosa que acabou de comprar um carro zero, com a graça de Deus. Para os gêmeos ou não, frutos da carne, o jeito é esperar a fila andar.