domingo, 4 de maio de 2014

São João 2014 - Boi da Madre Deus realiza segundo ensaio

Boi da Madre Deus16O batalhão da Madre Deus, o grupo de bumba-meu-boi do sotaque de matraca dos mais renomados de São Luís, realizou neste domingo, 4, o segundo ensaio este ano. Os próximos ensaios serão sempre aos domingos. No dia 11 de maio haverá uma programação especial com sorteio e tudo para os participantes.
Boi da Madre Deus27
Ronaldinho canta toada no segundo ensaio do batalhão de matraca
Com 60 pandeirões, o boi da Madre Deus tenta recuperar a fama do passado. Ainda permanece na linha de frente dos cantadores o lendário Mané Onça. Um neto dele, Ivaldo Onça,  participa do quarteto de cantadores de toadas completada por Miguelzinho e Ronaldinho, este último ex-Boi do Bairro de Fátima. Como convidado especial do cordão de cantores, Sabiá marcou presença e cantou toada no segundo ensaio. 
O presidente Jorge Coutinho espera que até o início do mês de julho o CD com 18 toadas esteja na mão. Cada cantador oficial participa com quatro toadas com o acréscimo de mais duas cantadas e de autoria de Sabiá. O boi da Madre Deus foi um dos primeiros grupos a estrear no mundo fonográfico gravando um LP. Este trabalho, gravado ao vivo e lançado pela Avanço, foi patrocinado pela Coordenadoria de Turismo e Cultura Popular da Prefeitura de São Luís.
Boi da Madre Deus - Jorge Coutinho
O presidente do Boi da Madre Deus, Jorge Coutinho
Mané Onça está no Boi de Maioba de 1962. Quando Jorge Coutinho nasceu, Mané Onça já estava com o maracá na mão comandando o batalhão de matraca. Segundo inscrição na fachada da sede do grupo folclórico, as origens do Boi da Madre Deus remonta o século XIX.
Jorge Coutinho está atrás de patrocínio para a temporada junina. Tem promessa da cerveja Proibida. Aguarda também a resposta de apoio da Potiguar para cobrir de cores vivas a sede.
Durante a semana na sede acontece oficina de bordados. Há um projeto inscrito na Lei de Incentivo à Cultura do governo do estado para instalação de oficinas mais ampliadas.
Boi da Madre Deus30No período junino o Boi da Madre Deus deverá percorrer o circuito da Baixada Maranhense. Estão confirmadas participações nos terreiros dos municípios de Pinheiro, Bequimão e Peri-Mirim. No ano passado o batalhão também realizou excursão pelo interior do estado.
Para a Baixada deverão seguir ao menos quatro ônibus carregando os brincantes e os dois bois do batalhão. Cada ônibus está sendo alugado por R$ 2 mil, um custo que Jorge Coutinho espera cobrir com a renda obtidas durante os ensaios e eventuais apoios culturais.