quarta-feira, 4 de junho de 2014

Teatro Arthur Azevedo vai fechar para reforma no segundo semestre deste ano

   
    O Teatro Arthur Azevedo vai fechar para mais uma reforma no segundo semestre deste ano. Os recursos para a obra são oriundos do Ministério do Turismo e do PAC Cidades Históricas. O anúncio da reforma foi feito pelo diretor do TAA, Roberto Brandão, na comemoração de aniversário de 197 anos da casa de Apolônia Pinto.
    Brandão está como diretor do órgão da Secretaria de Estado da Cultura há cinco anos. Em 2012, na sua gestão, o teatro esteve fechado por dois meses para reforma. Desde  a década de 60, o TAA passa por fechamentos periódicos sob a alegação de reforma. De 1991, ainda no governo Edison Lobão,  o Arthur Azevedo passou por uma reforma geral, modificando boa parte de sua estrutura, inclusive eliminando a Galeria Eney Santana. Tudo isso sob licença do IPHAN. Entre 2002 e 2005, esteve fechado para mais uma reforma.
       O diretor Roberto Brandão afirmou que dentro de mais alguns dias estará concluído o processo de licitação para realização das obras custeadas com recursos do Ministério do Turismo. A previsão é de que até o mês de julho a empresa que realizará a obra estará escolhida. Brandão fez questão de agradecer ao deputado federal e ex-ministro do Turismo, Gastão Vieira, pela liberação da verba.
Cronograma recente das reformas do TAA:
1966 - A Secretaria de Viação e Obras Públicas realizou obras de restauração. O cenotécnico Silvio da Silva Couto fez o trabalho de reequipamento cênico. O TAA reabriu as portos em 1968 com a montagem "Abrão e Sara", por artistas amadores do Maranhão
1978 - A Fundação Cultural do Maranhão e o governo estadual restauraram as instalações e aparelhos de ar condicionado, repararam a pintura e realizaram serviços de limpeza geral.
1991 - O Teatro fecha para uma reforma patrocinada pela Vale. Reabriria as portas três anos depois.
2002 - Fecha novamente para reforma no apagar das luzes do segundo governo Roseana Sarney, em abril.

Leia + cultura no www.balaios.com.br