quarta-feira, 23 de julho de 2014

37º FESTIVAL DE CINEMA GUARNICÊ - Programação desta quarta,23

COMPETITIVA LONGAS
CINE PRAIA GRANDE - 19h00
O EXERCÍCIO DO CAOS (MA)
Fic/71´00´´/Frederico Machado/MA/16/2013
Sinopse: O Exercício do Caos narra em tons de suspense existencialista a estória de um pai soturno e autoritário que vive com as três filhas adolescentes em uma antiga fazenda de mandioca no interior do Maranhão, afastada da povoação. A família compartilha a ausência da mãe - supostamente desaparecida - e lida com os ditames rigorosos de um estranho capataz que os explora enquanto espreita a inocência das meninas, divididas entre a ilusão da infância e a cruel realidade de suas vidas. Enquanto o eixo familiar desmorona pouco a pouco, os personagens, fragilizados, situam-se no liminar entre a razão e a loucura, entre o caos e a fé.

COMPETITIVA CURTAS
CINE PRAIA GRANDE15h30
ILHAS HUMANAS
Ani/08´00´´/MA/livre/Manlio Macchiavello/2014
ESPANTALHOS (SP)
Fic/15´´00´´/sp/12/Marcelo Domingues/2013
A DESPEDIDA (SP)
Fic/15´00´´/SP/L/Lucas Ogasawara/2013
PASSAGEM (MA)
Fic/03´00´´/MA/L/Arturo Saboia /2013
“O DESPERTAR DO SÍSIFO” (MA)
Fic/14´30´´/MA/L/Rômulo Coimbra Moraes/2014
“PM – POLICIAL MAGICO” (RJ)
Fic/03´00´´/RJ/L/Antonio Barbosa da Silva Júnior/2013
NATAL DE TONHO (SP)
Fic/08´08´´/SP/L/Andrews Nascimento/2014
ATÉ QUE A ÚLTIMA LUZ SE APAGUE (AM)
Fic/15´00´´/AM/16/William Ferry/2014
MOSTRA CENÁRIO BRASIL
CINE PRAIA GRANDE
10h  - A VIDA NÃO BASTA, de Caio Tozzi e Pedro Ferrarini
Sinopse: Inspirado na frase do poeta Ferreira Gullar "A vida não basta", o documentário produzido pela Vila Filmes é uma conversa com nove artistas de diferentes áreas para descobrir porque é preciso criar para a vida ir além. No filme, a atriz Denise Fraga, o escritor Milton Hatoum, o estilista Ronaldo Fraga, o cantor e compositor Toquinho, a cineasta Laiz Bodanszki, o dramaturgo Leonardo Moreira e os quadrinhistas Gabriel Bá e  Fábio Moon - além da participação especial do próprio Gullar - dialogam sobre as origens da criação artística em suas vidas, a descoberta da vocação, os processos criativos, a relação com o público, dentre outros assuntos relacionados ao tema. Mais do que falar sobre o fazer arte, "A vida não basta" retrata uma forma de ver a vida.
14h20 DARCY, UM BRASILEIRO, de Maria Maia
Sinopse: Um homem de causas, assim pode ser definido Darcy Ribeiro. No documentário "Darcy - um Brasileiro", dirigido por Maria Maia, o telespectador vai conhecer um pouco desta personalidade cativante de Darcy, visto por ele mesmo e pela ótica de amigos e colaboradores. O documentário conta a história do pensador Darcy, das suas inquietações e da sua busca por soluções eficazes para o Brasil.