terça-feira, 16 de setembro de 2014

"Bandeira da Romaria Fluvial" e aplicativo “Kd a Berlinda?” são apresentados em Belém (PA)

   
Círio de Nazaré - Romaria fluvial
   
A Companhia Paraense de Turismo(Paratur), a Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) e a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) apresentaram, nesta terça-feira,16, duas importantes ferramentas de identificação das procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré: a Bandeira Símbolo do Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial e o aplicativo Kd a Berlinda. O lançamento aconteceu às 9 horas da manhã, no auditório da CPAOR, na Rua Gaspar Viana, 575, Bairro Reduto.

    A Bandeira Símbolo do Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial foi idealizada pela Diretoria de Marketing da Paratur com apoio da Diretoria do Círio e tem como objetivo sinalizar ao corpo de jurados do Concurso as embarcações devidamente credenciadas pela Capitania para participar da Romaria. A Bandeira tem em sua concepção características que a relacionam com os segmentos e valores do turismoparaense. A Romaria Fluvial foi criada em 8 de outubro de 1986, pelo então presidente da Paratur, o jornalista e escritor Carlos Rocque. Desde então, a Paratur e a Capitania dos Portos realizam o Concurso, como forma de incentivar, também a segurança da navegação durante a Romaria Fluvial.

Idealizado pela Prodepa, o aplicativo KD a Berlinda? permite o monitoramento, nas principais procissões, a Berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Disponível, durante a semana do Círio, no web site (www.kdaberlinda.pa.gov.br) acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador. Desde sua primeira versão, em 2012, foi disponibilizado um aplicativo para a plataforma Androide, que pode ser baixado em celulares ou tablets e, no ano passado, ganhou uma versão para IOS também. O aplicativo responde a pergunta que a maioria dos católicos paraenses faz durante o Círio de Nazaré, "Kd a Berlinda?".

    O lançamento integra as ações da Agenda Turística do Círio 2014, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Dieese-PA, Sinart, Infraero, Belemtur, Espaço São José Liberto, Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), OS Pará 2000 (Estação das Docas), Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará(Prodepa), Museu Histórico do Estado do Pará e Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR).

Serviço
Evento: Entrevista coletiva para apresentação da Bandeira Símbolo do Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial e do aplicativo KD a Berlinda.
Local: Auditório da Companhia dos Portos, na Rua Gaspar Viana, 575 Bairro, Reduto.
Sugestão de entrevistas: Adenauer Góes (Secretario de Estado de Turismo do Pará), Jaqueline Alves ( Diretora de Marketing da Paratur), Theo Pires (Presidente da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará - Prodepa), Sérgio Duarte (Comandante de Mar e Guerra da Capitania de Portos da Amazônia Oriental (CPAOR).