domingo, 21 de setembro de 2014

Boi da Floresta de Mestre Apolônio realiza primeiro famtur durante ritual de morte

   


    O Boi da Floresta de Mestre Apolônio será o primeiro grupo de bumba-meu-boi do Maranhão a investir concretamente no turismo cultural do estado realizando neste domingo, 21, o primeiro famtur de um grupo folclórico. A apresentação "in loco" do boi ao trade local coincide com a realização do ritual de morte do boi do sotaque de pindaré ou da baixada.
Thaliene, filha do mestre Apolônio Melônio, na laboratório de infromática

    A organização do grupo folclórico com mais de 50 anos  vai além do endereço na rede de computadores (www.boidafloresta.org). Localizada no coração na Floresta (rua Tomé de Souza, 101), bairro da Liberdade, região de concentração das populações migratórias da Baixada Maranhense, a sede do boi abriga a moradia do mestre Apolônio Melônio e família; o Museu Comunitário da Floresta; o Projeto Floresta Criativa, um ponto de cultura do mesmo nome e uma biblioteca comunitária.
Rafael, companheiro de Thaliene em investimentos para o futuro

    Pelas dependências da casa espalham-se chapéus de penas de emas de brincantes, pandeirões de couro,caretas de cazumbás e os bois em couro bordado em seus devidos lugares: enfileirados à frente do altar de São João Batista.
   Durante nove dias, a cozinha e frente da casa - ao lado da única Igreja de Santo Expedito existente no estado - serão os pontos de convergência de brincantes e visitantes.  Meia dúzia de cozinheiras se revezam no fogão durante 24 horas. Da programação do ritual participam outros grupos folclóricos e artistas maranhenses. 
Altar de São João Bastista na sede do Boi da Floresta de Mestre Apolônio

     A ideia de realizar o fantur veio da filha mais nova do mestre Thaliene. É ela ao lado do namorado Rafael que injetam novo gás no grupo, renovando a tradição. Com o Projeto Floresta Criativa o grupo tem mantido valores inarredáveis, como a origem religiosa da brincadeira, e apontado na direção do futuro com realização de oficinas de inclusão digital para adolescentes da comunidade. Tem sido compensador, diz Thaliene.
Escada da casa 101 da rua Tomé de Sousa, Liberdade


    Apolônio é comendador cultural. Com 96 anos de idade consegue subir e descer a escada íngreme da casa pintada de verde e rosa, cores oficiais da brincadeira. Nascido em São João Batista, o mestre do folclore, comanda o grupo de bumba-meu-boi  desde 1972 e o tambor de crioula da floresta. O boi nasceu com o nome de Turma de São João Batista, homenagem do mestre a sua terra natal.


Programação deste domingo, 21: 
08 hs - Chegada do batalhão na sede;
09 hs - Cozidão para todos;
16 hs - Busca do Mourão;
19 hs - Ritual da Matança do Boi;
21 hs - Ladainha de São João;
22 hs - Atração artística