sábado, 6 de setembro de 2014

Pequena Companhia de Teatro do Maranhão participa do 21º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE)

Sem plateia, o teatro não é. “Este ano, quisemos reconhecer o elemento importantíssimo para o teatro que é o público”, destaca Nilde Ferreira, coordenadora geral do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT). Com o tema “O teatro e seus públicos”, o evento chega à 21° edição reunindo mais de 30 peças de nove estados do País divididas em sete mostras. De hoje até o próximo dia 13, Guaramiranga é o templo das artes cênicas brasileiras.
    “Em todos esses anos de resistência, o festival acabou ganhando reconhecimento nacional. É uma visibilidade muito importante para os grupos”, destaca o diretor Marcelo Flecha, membro da Pequena Companhia de Teatro do Maranhão. O argentino naturalizado brasileiro apresenta, com a sua companhia, o espetáculo Velhos caem do céu como canivetes na Mostra Nordeste, carro-chefe do evento que perdeu seu caráter competitivo.
    Ainda assim, o FNT mantém a participação do público que elege o espetáculo merecedor do prêmio Júri Popular. São nove espetáculos selecionados para esse circuito principal do evento, entre eles as peças cearenses: Orlando, do grupo Expressões Humanas; BR Trans, do Coletivo As Travestidas; e Hamlet: Solo, do Coletivo Soul.
    “Acredito que um festival é momento de se pensar pesquisa e de, juntos, nos fortalecermos para continuarmos nos reinventando”, destaca Herê Aquino, diretora de Orlando. “É justamente nessas ocasiões que grupos conseguem construir parcerias, intercâmbios, ou romper fronteiras para circular mais”, completa Silvero Pereira, do As Travestidas.
    Já Thiago Arrais, do Coletivo Soul, aponta a responsabilidade que o FNT ganha por chegar à 21° edição. “Os tempos mudaram, impuseram seus desafios e Guaramiranga, penso, necessita adaptar-se a eles. A idade impõe. O Ceará merece um Festival de Guaramiranga forte. Temos muito teatro a celebrar por lá”, diz.
Debates e abandono
A programação é rica em debates formativos. “O festival é um momento de experimentação, troca, vivência com os grupos do Nordeste e de outras regiões”, ressalta Abimaelson Santos, professor do Curso de Teatro-Licenciatura da UFC e debatedor da Mostra Universitária.
    O evento terá também a Mostra Ceará Convida com o grupo Duas Companhias (PE), Grupo Oigalê (RS) e Lume Teatro (SP). A programação inclui também espetáculo do Palco Giratório, o FNT para Crianças e a mostra Ceará em Cena.
    Entre as baixas dessa 21° edição, o Teatro Municipal de Guaramiranga segue fechado e sem previsão para a reabertura. “Muitos espetáculos não puderam vir porque precisam de uma caixa cênica grande e não temos isso sem o Municipal”, diz Nilde Ferreira. A Prefeitura local diz estar em captação de recursos para a reforma do equipamento público. Há três anos, o FNT não ocorre no principal teatro do Maçiço de Baturité por faltar condições estruturais de uso.
SERVIÇO
21° Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT)
Quando: 6 a 13 de setembro.
Onde: Guaramiranga (Maciço de Baturité).
Programação gratuita.
Telefone: (85) 3321 1405.
Programação completa: migre.me/ltoKzr