sábado, 27 de setembro de 2014

São Luís limpa praias sem estação de tratamento

    Por obra do milagre ou prestidigitação, somente um ponto das praias da região metropolitana de São Luís está impróprio para banho, segundo monitoramento realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública, Lacen, da Secretaria de Estado de Saúde. O ponto impróprio fica na Praia de São Marcos, próximo à casa do presidente Sarney e de prédios habitados pela classe média e emergente que votam (é claro) em Dilma.
    O milagre processado é que desde quando foi constatado a impropriedade das praias de São Luís para o banho nenhuma estação de tratamento entrou em operação. As estações são alvo de investigação pelo Ministério Público Federal. Diante do resultado salubre das praias, estação de tratamento virou artigo de luxo de ambientalistas afetados.
    O banhista Ricardo Murad, cunhado da governadora e secretário de estado da Saúde, deve deixar como herança para o próximo governo uma estação pela metade na cabeceira da ponte do Caratatiua, numa área de manguezal suprimida. A obra, financiada pelo Governo Federal, patina há mais de dois anos com os devidos aditivos.
    A poluição das praias e o tratamento do esgoto sanitário de São Luís não foi nem mesmo tangenciado no debate eleitoral este ano.