sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Maranhão está entre os Estados com maior número de violência homofóbica

    O Maranhão está entre os estados com as taxas mais elevadas de denúncias de violências homofóbicas do país. O vizinho Piauí encabeça a tabela dos dados oficiais de denúncias de violação dos Direitos Humanos da população LGBT, de acordo com estísticas tabuladas em 2011, a partir de informações obtidas junto aos órgãos federais ou registrados pela mídia (jornais, revistas, internet, rádio e televisão).
    De acordo com estes dados, a taxa de denúncia ao poder público originadas no Maranhão foi de 5,44% para cada grupo de 100 mil pessoas, ocupando a quarta colocação na tabela de casos, superado pelo PI, Distrito Federal e Ceará. Em 2011, data deste  levantamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, foram 358 denúncias de violência homofóbica no Maranhão. A taxa no estado é superior à do Brasil em geral, de 3,48%, correspondendo a 6.809 denúncias de caráter homofóbico.
    Os números ainda acobertam a ausência de denúncias de violações reportadas diante das dificuldades de acesso aos serviços de proteção em localidades remotas.