terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Juiz que deu voz de prisao a atendentes da TAM frequentou "lista suja" do trabalho escravo

    O juiz Marcelo Baldochi, que deu voz de prisão a três atendentes da TAM,em Imperatriz (MA), no sábado,6, após perder voo,teve 25 trabalhadores escravos resgatados pelo grupo móvel de fiscalização do Ministério do Trabalho, em uma das fazendas de sua propriedade no ano de 2007. No grupo havia um adolescente de 15 anos.
    O grupo chegou ao local após denúncias de um fugitivo.A retenção de salários e a existência de dívida ilegal caracterizaram a situação encontrada como trabalho escravo em uma fazenda . A dívida era contraída em uma cantina de venda de produtos alimentícios e equipamentos de trabalho.
    Em 2011, uma nova operação do grupo do MTb resgatou de quatro pessoas em condições análogas às de escravos na fazenda Vale do Ipanema, em Bom Jardim (MA), onde Marcelo Baldochi criava gado.
    O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão cancelou uma indenização concedida a um dos trabalhadores escravizados em uma das fazendas. O juiz também foi inserido na “lista suja do trabalho escravo'', cadastro do governo federal que relaciona flagrados no usode mão de obra escrava, em dezembro de 2008. Saiu mediante liminar judicial de junho de 2009 – 18 meses antes do prazo regulamentar.
    Baldochi atuou como magistrado no julgamento do produtor Miguel de Souza Rezende, reincidente no uso de escravos em suas propriedades de gado no Maranhão.