sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Com agenda intensa no DF, Dino discute investimentos com ministros, embaixador da China e Gilmar Mendes

Flávio Dino foi recebido por Gilberto Kassab
(Brasília-DF, 23/01/2015) Com vistas a buscar investimentos e estabelecer parcerias para alavancar o desenvolvimento econômico e social do Estado, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) prossegue, nesta sexta-feira, 23, uma agenda intensa em Brasília, em sua primeira visita à Capital Federal. Dentre os encontros da sua agenda, destacam a reunião que o gestor maranhense terá com o embaixador da China, Li Jinzhang.
Dino, que ontem esteve, com os ministros das Cidades, Gilberto Kassab, e da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, terá hoje audiências em mais três ministérios: Desenvolvimento Agrário (Patrus Ananias), Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Tereza Campello) e Agricultura (Katia Abreu). E encerra a agenda de trabalho com uma reunião com ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
Trabalhando em sintonia com a equipe da presidenta Dilma Rousseff, o governador disse que busca nas audiências discutir programas do Governo Federal e estabelecer parcerias ampliar as melhorias de qualidade de vida aos maranhenses. “Viemos aqui conversar com o Governo Federal e que estamos juntos no compromisso social de acabar com as moradias precárias e dotar de melhores condições os locais onde vivem as pessoas”, acentuou.
MINISTÉRIO DAS CIDADES
O primeiro encontro do governador Flávio Dino no Distrito Federal aconteceu ontem (22), com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, quando o gestor maranhense apresentou projetos relacionados a habitação urbana e rural, saneamento básico e mobilidade urbana que pretendem atuar em duas frentes.
A primeira delas é diminuir o déficit habitacional do Maranhão na zona rural e nos grandes centros urbanos, levando moradia digna à população. Junto com a secretária de Estado de Cidades, Flávia Alexandrina, o governador defendeu a continuidade de obras vinculadas ao projeto Minha Casa, Minha Vida e defendeu a ampliação de projetos habitacionais para o Estado.
O ministro Gilberto Kassab reuniu todo o secretariado da pasta para tratar de assuntos referentes ao Maranhão. A secretária da Habitação, Inês Magalhães, recebeu as demandas de construção de moradias com a garantia de que o Governo do Estado atuará na logística e na construção de equipamentos sociais que agreguem serviços à população que habitará as novas moradias.
MOBILIDADE URBANA
Ações no saneamento básico e na mobilidade também entraram na pauta do diálog entre Governo do Estado e Ministério das Cidades. Flávio Dino assumiu o compromisso de fornecer estudos técnicos que subsidiem as ações em parceria e ampliar o diálogo com a equipe do Governo Federal, para que os maranhenses estejam cada vez mais integrados ao desenvolvimento social por que passa o Brasil.
“Essa foi uma reunião positiva. Definidas as ações de cada parte, a equipe do governador ficou de integrar na plenitude com a nossa equipe. Com isso, eu tenho certeza absoluta que as obras do Governo Federal vão continuar e o governador sugeriu aperfeiçoamento em alguns projetos e outros planos de atuação na habitação,” resumiu o ministro após a reunião. Já Flávio Dino disse que saiu “muito entusiasmado com as possibilidades que se mostraram para o Maranhão durante este novo período”.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Na audiência com ministro das Ciências e Tecnologia, Aldo Rebelo, o governador Flávio Dino discutiu investimentos na infraestrutura tecnológica para o Estado e na retomada do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) – que ele visitou esta semana - como um polo promotor de tecnologia de ponta e conhecimento de alta qualidade para todo o Maranhão.
Dino defendeu de aumento nos investimentos em conhecimento, pesquisa, acesso à internet e desenvolvimento tecnológico, o governador do Maranhão apresentou pleitos do Estado para a melhoria dos indicadores sociais, tendo como foco a educação de alta qualidade e reposicionar o Maranhão como estado propulsor de tecnologia a partir do CLA.
CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA
O governador vê o CLA como um projeto prioritário para o Brasil e para o Estado. “Esses investimentos trazem ganhos presentes e futuros, melhorando indicadores sociais e posicionando o Brasil no mercado tecnológico mundial,” afirmou.
A proposta do Governo do Maranhão é descentralizar a produção de conhecimento aeroespacial no Brasil, aproximando a academia e a sociedade de um dos centros tecnológicos mais importantes do País. O projeto, segundo Dino, deve ser retomado para garantir que o Brasil desenvolva tecnologias próprias para projetar, fabricar e lançar objetos espaciais na órbita terrestre. O ministro Rebelo demonstrou interesse em fortalecer o CLA e garantir estudos para viabilizar a ampliação de estudos aeroespaciais no Maranhão.
Os dois debateram, ainda, a ampliação de projetos importantes para o Estado, como o aumento da presença dos CVTs (Centros Vocacionais Tecnológicos) e CPTs (Centros de Capacitação Tecnológica), ambos em parceria com os Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).
(Por Gil Maranhão, para Agência Política Real, com informação da assessoria e edição de Genésio Jr)