sexta-feira, 22 de maio de 2015

Exposição de Terciano Torres ficxa até dia 6 no Museu Nacional dos Correios

   
     A mostra Brasília Através dos Tempos ocupa o Museu Nacional dos Correios até o dia 6 de julho. A exposição aborda a evolução histórica, social e urbana da Capital Federal, documentada a partir de painéis feitos a bico de pena e cartum. A coletânea reúne 26 painéis colorizados e em preto e branco do artista maranhense Terciano Torres e apresentam evolutivamente a construção da cidade no contexto do seu tempo, revelando temas importantes nas épocas retratadas e destacando acontecimentos importantes para a história, como a primeira missa rezada em solo por Juscelino Kubitschek.
    Sobre o assunto, o Espaço Arte entrevistou na quinta-feira, 21,  o arquiteto e artista plástico, Terciano Torres.Ele explicou que o objetivo da mostra é oferecer ao público a possibilidade de compreender como a cidade foi erguida, desde o cerrado até os dias atuais. A mostra apresenta de forma lúdica a história da cidade, o que inclui os principais movimentos culturais e políticos e o desenvolvimento cultural da população.
      O projeto ainda conta com um mapa gigante em formato de tapete, aplicado no chão que expõe em detalhes todo o universo geográfico, paisagístico, histórico e humano de Brasília e ainda cumpre a função lúdica de “minimizar” a cidade para se ter a noção dela como um todo.