segunda-feira, 18 de maio de 2015

Poema de Ferreira Gullar inspira fotógrafo do Maranhão para exposição

Márcio Vasconcelos mistura literatura e fotografia no projeto 'Visões de um Poema Sujo' que estreia no dia 28 de maio
Diego Oliveiradiego.oliveira@portalamazonia.com
    SÃO LUÍS - Quem disse que fotografia e literatura não podem transitar entre si? O trabalho do poetaFerreira Gullar inspirou o fotógrafo Márcio Vasconcelos. A exposição 'Visões de um Poema Sujo', estará no próximo dia 28 de maio no Museu de Artes Visuais, localizado na rua Portugal, 273 - Praia Grande, em São Luís.
    De acordo com o fotógrafo, todo projeto precisa ter um lado documental. "Há muito tempo namoro uma maneira de dialogar com a literatura, contos, poesias e até biografias. Esta é a primeira experiência, mas outras virão, certamente. Tá sendo muito prazeroso mexer com este Poema", disse o profissional ao Portal Amazônia.
Exposição é releitura do 'Poema Suja' de Ferreira Gullar. Foto: Divulgação
    Para adaptar o poema de Ferreira Gullar, o fotógrafo precisou de um trabalho de pesquisa minucioso. A ficção do autor também serviu de inspiração para o fotógrafo. "Mergulhei de maneira profunda nas quase cem páginas deste poema. Gullar (Ferreira) entrou em transe para fazê-lo de maio a outubro de 1975, quando se encontrava no exílio, em Buenos Aires. Considerava que este seria seu testemunho final, sua última obra, visto que os amigos estavam desaparecendo com a ditadura no Brasil e países arredores", comentou.
Trabalho de Márcio mostra a realidade do brasileiro. Foto: Divulgação
    Para produzir as fotografias, Vasconcelos precisou entender o texto de Gullar e transformá-lo em imagens. "Eu busquei entender esse transe. Li o poema por vários dias e ia grifando fragmentos onde enxergava fotografias possíveis. Após esse exercício, fui a campo e descobri que o poema estava impregnado em mim, via cenas faladas por Gullar em qualquer buraco de calçadas, becos, sarjetas, muros, casarões, sons, cheiros, ventos, gente, por toda a São Luís, minha e do poeta", contou. 
Projeção nacional
    O principal objetivo do fotógrafo é aumentar o alcance da exposição e busca parceria com editoras e curadorias para lançar o projeto. Vasconcelos contou para a nossa equipe de reportagem que algumas negociações estão avançadas. "Estamos em conversas bem adiantadas. Queremos escrever um livro também sobre outro trabalho que eu fiz e o título por enquanto vai ser 'Na Trilha do Cangaço - O sertão que Lampião pisou'", adiantou. 
    Há 20 anos na área de fotografia, Vasconcelos não consegue escolher quais são seus trabalhos favoritos. Ele prefere ver a opinião do público para chegar a uma conclusão. "Acho melhor deixar que as pessoas os escolham, gosto muito de uns e outros nem tanto, melhor calar e ouvir", afirmou.