quinta-feira, 21 de maio de 2015

Reforma do Teatro Arthur Azevedo começa em novembro deste ano

    A reforma do teatro Arthur Azevedo foi anunciada pela superintendente do Iphan Kátia Bogéa, durante o seminário Gestão Compartilhada do centro histórico, promovido pela prefeitura de São Luís.  Segundo a superintendente que responde há 11 anos pelo órgão do Ministério da Cultura no Maranhão, a reforma terá início em novembro deste ano e se estenderá até julho de 2016 ao custo de R$ 1,2 milhão. A obra stá no rol do PAC Cidades Históricas.
    No segundo semestre de 2014, quando o diretor da casa de Apolônia Pinto ainda era Roberto Brandão, cantor do Boi Barrica e Bicho e funcionário da Secma lotado na superintendência de Planejamento do órgão na gestão Ester Marques, o fechamento temporário do TAA foi anunciado.
    Para uma platéia de artistas, a então secretária Olga Simão garantiu no placo do teatro que o processo de licitação para reforma estaria em curso para ter início ainda no governo Roseana Sarney.
    Sinais de deterioração são percebidos há tempos na principal casa de espetáculo de São Luís. O enguiço do mecanismo do lustre e a deterioração da calçada simbolizam bem o estado de conservação da casa para não apontar alguns aspectos essenciais como cortina do palco, camarim, ar condicionado, e outros  tantos que ameaçam até mesmo da segurança do espaço.
    Não há intenção pública da direção do TAA em proceder com a iniciativa de suspender temporariamente a programação da casa para reparar danos acumulados. A Secma não se pronunciou oficialmente sobre a reforma.