quinta-feira, 4 de junho de 2015

Laborarte lança cd do Cacuria de Dina Teté

   

    O Laboratório de Expressões Artísticas – Laborarte lança Serra do Mar,  na Casa do Maranhão nesta sexta-feira, 5, o cd do Cacuriá de Dona Teté. A programação de lançamento segue na cidade de Caxias no dia 6. Em 30 de abril, ocorreu em Morros primeira apresentação do novo trabalho do grupo folclórico.
    O projeto tem patrocínio da Petrobras e parcerias com as instituições CADON – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves, Fundação Palmares e Ministério da Cultura. A gravação do cd recebeu o 3º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras da Fundação Palmares, em março deste ano.
    O nome "Serra do Mar" foi pensado a partir de uma cantiga do Carimbó de Caixeiras, manifestação da qual vem a inspiração do cacuriá. Logo após a derrubada do mastro, as caixeiras do Divino fazem uma brincadeira entre elas e com a assistência. O público presente ajuda a serrar o pau, o mastro do divino que em terra fria se deitou. Neste momento fazem o movimento de serrar o mastro com o corpo, rebolando até o chão, cantando e botando versos. 
    “'Serra do Mar’ é uma das cantigas entoadas nesse momento de serrar o mastro, e foi a inspiração do nome, por ter a simbologia do mastro, e nos remeter a alegria das caixeiras e da festa do carimbó de caixeiras. Até então só tínhamos registro do Cacuriá de Dona Teté na voz dela. Suas canções e outras de domínio popular. Com o cd "Serra do Mar" apresentamos um novo momento do espetáculo, com canções criadas para o espetáculo por mim, Cecé Ferreira e Dona Roxa, e cantadas por nós. Antes de Teté falecer já cantávamos com ela fazendo solos e reforçando o seu canto em alguns momentos”, explica a cantora Rosa Reis, responsável pela direção geral da gravação.
CACURIÁ
    O cacuriá é uma dança de roda tipicamente maranhense criada a partir da festa do Divino Espírito Santo, mais especificamente do final da festa quando acontece a derrubada do mastro e a realização do “Carimbó de Caixeiras”, momento profano em que as caixeiras se alegram, cantam músicas de duplo sentido e dançam um rebolado sensual.
    A partir de elementos do Carimbó de Caixeiras, Seu Lauro, mestre popular que organizava vários de tipos de manifestações tradicionais, criou a dança do cacuriá realizada em pares com seu ritmo comandado pelas caixas do Divino e coreografias desenvolvidas a partir das letras das músicas do carimbó.
CACURIÁ DE DONA TETÉ
    Em 1986, o grupo Laborarte decidiu montar um “cacuriá”. Convidou Dona Teté, ex-integrante do cacuriá de Seu Lauro, para comandar a brincadeira. Durante o processo de criação do espetáculo, o Laborarte buscou elementos característicos na origem da dança, identificando e expressando a teatralidade, a sensualidade, explorando o ritmo, o movimento dos quadris e a letra das canções. Foi criando assim uma identidade única que conquistou o público maranhense e de outras regiões. Cacuriá segue no ritmo de carimbó, divino, caroço, valsa e baião. As coreografias são criadas a partir dos movimentos dos pássaros, animais destacados nas letras das músicas e inspiradas nas brincadeiras e alegria das caixeiras e brincantes populares, o figurino remete a indumentárias e adereços dos festeiros do Divino Espírito Santo.
    O espetáculo Cacuriá de Dona Teté é hoje considerado a maior expressão dessa manifestação folclórica. Referência para muitos grupos que surgem no cenário cultural do Maranhão e de outros estados, é o grande divulgador da dança com registros em vinil, cds e vídeos.  Atualmente com 40 componentes, entre dançarinos, músicos e caixeiras, o Cacuriá de Dona Teté tem como prioridade manter viva a tradição do cacuriá, desenvolvendo oficinas e outras atividades que traduzam os ensinamentos deixados por Dona Teté.

DONA TETÉ
    Almerice da Silva Santos, conhecida como Dona Teté, era caixeira de festa do divino, rezadeira de ladainhas e coreira de tambor de crioula. Artista reconhecida e respeitada nacionalmente, no ano de 2006 recebeu premiação da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República,maior honraria no setor da cultura. Dona Teté é a grande dama da cultura popular maranhense e responsável por tornar o cacuriá um dos símbolos de nossa identidade cultural. Morreu em 2011, aos 87 anos.

Laboratório de Expressões Artísticas - LABORARTE
    O Laborarte é um grupo artístico fundado em 1972, e que desenvolve várias atividades culturais no Maranhão. O grupo está sediado no centro de São Luís e realiza ações culturais permanentes como oficinas e cursos, produção de eventos e espetáculos próprios de teatro, dança e música, organização de festas culturais. É ponto de referência por sua atuação em atividades artísticas de valorização e divulgação da cultura popular do Maranhão.
    Tem na sua história a montagem de vários espetáculos de criação coletiva, produções de cd’s, edição de cordéis, encontros e seminários sobre cultura, realização de mostras fotográficas e de artes plásticas, feiras de arte, caravanas culturais, realização de projetos sociais, criação da Escola eventos de fomento à cultura, é Ponto de Cultura e com sua produção artística vem contribuindo no processo de transformação social brasileira.
    No seu calendário anual destacam-se os eventos “Carnaval de 2ª” no período de carnaval, “Rompendo Aleluia” no sábado de aleluia com edição de textos de cordéis de “Testamento do Judas”, “Sarau de Bailados” celebrando as danças populares brasileiras, “Iê Camará – Encontro de Capoeira Angola” reunindo capoeiras do Maranhão e de outros Estados e a “Semana de Arte Popular Nelson Brito” destacando as manifestações tradicionais maranhenses.
Programação
Dia 05/06 SÃO LUÍS
Local: Praça da Casa do Maranhão
20h Tambor de Crioula de Mestre Felipe
21h Cacuriá de D. Teté
22h30 Cia Barrica

06/06 Caxias 
Local: Praça da Matriz
20h Dança do Lili
21h Cacuriá de D. Teté

"SERRA DO MAR" - Repertório do cd
1- ORA PRO NOBIS -domínio popular- canta Rosa Reis e Cecé Ferreira
2- RAINHA TETÉ  -Cecé Ferreira - canta Cecé          
3- GIRA MEU BALAIO -Rosa Reis - canta Rosa
4- SABIÁ BEBEU LICOR -domínio popular - canta Cecé/RODOPIA PIÃO - Rosa Reis - canta Rosa
5- CAIXEIRA -Rosa Reis canta Rosa
6- CIRANDEIRO -Cecé Ferreira canta Cecé
7- MARIQUINHA -domínio popular(versos de Dona Teté e domínio popular) - canta Rosa Reis /JABUTI-domínio popular-canta Cecé/JACARÉ - domínio popular canta Rosa Reis/A CANA - Dona Teté canta Cecé
8-VAMOS DANÇAR CACURIÁ -Dona Roxa - canta Roxa
9- NÓ NO PÉ - Camila Reis - canta Rosa Reis
10- PÉROLAS DO CACURIÁ -Cecé Ferreira - canta Cecé
11-VIVA NELSON - Rosa Reis -canta Rosa
12-CAPIM CHEIROSO -domínio popular - canta Rosa Reis e Cecé Ferreira

FICHA TÉCNICA
Voz solo: ROSA REIS, CECÉ FERREIRA E ROXA
Caixas do divino: ROSA REIS, CECÉ FERREIRA E ROXA
Coro: CECÉ FERREIRA, CAMILA REIS, MARISOL, ROSA REIS e ROXA
Flauta: ZEZÉ ALVES
Clarinete: DANILO SANTOS
Violão e viola de 10 cordas: HUGO CÉSAR
Cavaquinho e banjo: DODA
Percussão: TOTÓ SAMPAIO
Acordeon: RUI MÁRIO
Arranjos: ZEZÉ ALVES com participação de HUGO CÉSAR nas faixas 02, 09 E 11
Gravação: ESTÚDIO SONATO
Técnico de gravação, mixagem e masterização: FERNANDO MOTTA
Figurino: CLÁUDIO VASCONCELOS
Fotografias e projeto gráfico: CHUSETTO FOSFORIA
Direção musical: ZEZÉ ALVES
Direção Geral: ROSA REIS
Realização: LABORARTE