quarta-feira, 15 de julho de 2015

Carta Aberta do Fórum Maranhense de Artes Cênicas

    A classe teatral do estado do Maranhão, acreditando na proposta de uma gestão participativa e democrática que se reflete na ideologia do governo atual e sabedores de que a mudança é fruto de um processo gradativo e de diálogos entre gestão pública e sociedade civil, organizou o Fórum Maranhense de Artes Cênicas. Como primeira ação, elaboramos um documento intitulado Proposições para o Teatro no Maranhão, o mesmo foi entregue nas mãos da secretária de cultura, durante reunião com membros do fórum onde a mesma se comprometeu em executar algumas demandas do documento e criar uma agenda de diálogos com a classe.
    Após inúmeras tentativas frustradas de diálogo com a Secretária de Estado da Cultura, Ester Marques, o Fórum Maranhense de Artes Cênicas, torna público o desrespeito desta secretaria como segmento das Artes Cênicas, situações como; fechamento das casas de espetáculos (Teatro Alcione Nazareth, Teatro João do Vale e Teatro Arthur Azevedo) previstos para o segundo semestre do ano vigente, demissão de técnicos das mesmas, não realização da Semana de Teatro e Semana de Dança, não reconhecimento da comissão de organização da Semana de Teatro no Maranhão, uma vez que esta foi eleita pela classe artística através de processo democrático. Acreditamos que tais acontecimentos comprometem o desenvolvimento das artes no estado, implicando em perdas tanto para a classe artística como para a sociedade que necessita de arte para sua formação cultural e intelectual.
    Tal impossibilidade de diálogo e a falta de abertura com os gestores da cultura afastam os artistas dos seus espaços de atuação. Repudiamos essas atitudes que desmoralizam e desqualificam os profissionais da área. Reivindicamos que nosso artistas sejam respeitados e valorizados. Reforçamos que as iniciativas que nascem no seio da sociedade civil, como as Proposições do Fórum Maranhense de Artes Cênicas, devem ser valorizadas, incentivadas, efetivadas e contempladas em um Programa Estadual de Cultura, visando à difusão, formação, produção e intercâmbio das Artes Cênicas no Estado, através do diálogo com a classe artística.
    Nesta carta vimos expor nossa indignação enquanto movimento organizado por considerar que humildade, a generosidade, a ética e o respeito devam prevalecer diante das relações com os gestores e a sociedade civil. Para que nossa voz ressoe diretamente para a sociedade, para que sejam tomadas decisões e ações que não prejudiquem a política cultural do Estado, que deve ser entendida como prioridade nas propostas de um governo para todos, como acreditamos que deva ser este.
    Considerando o desenvolvimento das Artes Cênicas no Maranhão, exigimos uma política que integre a Cultura, a Educação, o Patrimônio Histórico, o Turismo e demais segmentos que formam o Plano Nacional, Estadual de Cultura e o Sistema Nacional e Estadual de Cultura.
São Luís, 15 de julho de 2015
Fórum Maranhense de Artes Cênicas