sexta-feira, 3 de julho de 2015

Documentários rodados no Maranhão estão na programação do 7º In-Edit~Brasil

    Dois filmes rodados no Maranhão estão na programação do 7º Festival Internacional do Documentário Musical In-Edit~Brasil, que acontece até o dia 12 de julho em São Paulo (SP) e depois segue para Salvador (BA): "Matança" e "Sintonizah".
   
    "Matança" tem como protagonista o Bumba meu boi Flor de Matinha, do município de Matinha, na baixada maranhense. Dirigida pela pesquisadora Maria Mazzilo Costa mostra a festa de São João. Mazzilo acompanhou o grupo e captou a Matança, encenação do auto do bumba-meu-boi , durante uma noite e um dia, com participação dos habitantes da cidade. A produção é da Associação Cultural Caboré realizada em 2014.

    "Sintonizah" faz a conexão entre a Jamaica e ilha de São Luís através do reggae. Conta como o ritmo chegou pelo ar, através das ondas do rádio, e acabou se incorporando ao cotidiano da capital maranhense.
    Para contar a história os diretores Lecuk Ishida e Willy Biondani entrevistaram o professor Tarcísio Selektah, integrantes da banda Tribo de Jah, os dj Serralheiro, Stranger Cole, Lone Ranger, Caurl Lauder. A assinatura é da produtora Biondanu Produções. Com 54 minutos de duração, o filme é falado em português, inglês e patuá. Foi rodado em 2015 no Brasil com produção de Denise Gomes e Paula Cosenza.