quarta-feira, 15 de julho de 2015

São Luís está entre as capitais do Brasil com maior índice de assassinatos de jovens

    São Luís é uma das oito capitais brasileiras onde mais adolescente são assassinados, segundo dados divulgados pela Fundação das Nações Unidas para a Infância, Unicef. O levantamento revela que a cada ano, 2,1 mil jovens entre 10 e 19 anos são assassinados em oito capitais brasileiras: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e São Luís(MA). O dado faz parte de estudo divulgado hoje (14) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
  A taxa de homicídios de jovens nos bairros mais pobres das metrópoles brasileiras chega a 136 mortes por 100 mil habitantes. No Brasil, 93% dos homicídios envolvendo jovens não são esclarecidos.Nas áreas mais ricas, a taxa tende a zero. Os números no país sao coletados pelos Centros Urbanos do Unicef.
    O Brasil é o segundo país que mais mata os seus adolescentes, perdendo apenas para a Nigéria. Isso tem que mudar. Reduzir as desigualdades é reduzir os assassinatos dos jovens e adolescentes brasileiros”, enfatizou a coordenadora da plataforma Centros Urbanos do Unicef.
    A maioria dos assassinados é homem, da cor negra, tem de 16 a 18 anos e vive nas periferias das grandes cidades. Outros indicadores mostram que esses jovens passam por uma trajetória de violações que termina com as mortes trágicas.Perfil típico da criança: homem, negro, de 13 anos,  fora da escola, pais analfabetos e família pobre.