quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Moradores tentam barrar decisão do Reitor da UEMA de retirar Centro de Controle de Zoonoses do Campus Paulo VI

    Os moradores da Cidade Operária e bairros adjacentes estão se mobilizando para barrar a transferência do Centro de Controle de Zoonoses do Campus universitário Paulo VI, da Universidade Estadual do Maranhão. Segundo lideranças comunitárias que promovem um abaixo-assinado na região, o reitor Gustavo Pereira da Costa estaria seguindo determinação do governador Flávio Dino.
     O centro está parcialmente interditado por ordem judicial desde fevereiro de 2013, quando passou por vistoria promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, na gestão da governador Roseana Sarney. A ordem impede recebimento de novos animais.
    No abaixo-assinado os moradores alertam sobre os riscos à saúde que são submetidos caso se concretize a desarticulação do CCZ da Uema. Existem casos registrados de calazar, leishmaniose, entre outras doenças vetorizadas por animais na região.
    "O Centro de Zoonoses tem uma importância fundamental para a saúde da nossa população, pois tem como função original o combate das enfermidades zoonóticas", ressalta o documento que pretendem enviar para o Governador do Estado, Prefeitura de São Luís, Secretaria Municipal de Saúde e Câmara  de São Luís. O centro de zoonoses pertence à estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Semus. Há mais de trinta anos o CCZ está instalado no campus da Uema.