terça-feira, 11 de agosto de 2015

Padilha entra e Paulo de Aruanda sai da Secma

     O ex-secretário de estado da Cultura no governo José Reinaldo Tavares, Antonio Padilha, va integrar a equipe da gestão Felipe Camarão na Secma no governo Flávio Dino. Com a vaga aberta por Paulo de Aruanda, ento Padilha tem uma superintendência à disposição. Camarão chamou Padilha para conversar em seu gabinete nesta tera-feira, 11, a portas fechadas.
    A queda de Paulo de Aruanda da Superintendência de Eventos se deu um dia após o presidente da Câmara de São Luís, vereador Astro de Ogum, fazer uma visita de "cortesia" ao secretário que sucedeu a professor Ester Marques.
    A passagem de Aruanda ela Secma é folclórica pela arrogância e falta de entendimento do papel do funcionalismo público. No São João, Paulo de Aruanda reinou absoluto. Colocou quem quis na programação dos arraias financiados pelo estado e desdenhou de todos que não o bajulavam. A falta de tato e senso do ex-companheiro de Astro de Ogum no Parque da Vila Palmeira causou repugnância da classe artística.  
     A contribuição do superintendente à gestão de Ester Marques foi no sentido de desorganizar. A partir de critérios subjetivos, convidou quem bem entendeu e extrapolou o orçamento distribuindo cachês a torto direito a quem não merecia, desmerecendo talentos irrefutáveis. 
    Foi assim com Tião Carvalho, músico e bailarino radicado em São Paulo, cuja contribuição ao folclore e cultura maranhense é indiscutível. "Desta vez não quero Tião na minha programação", respondia aos que pleiteavam ter o músico na programação São João de Todos. E assim, esperava Aruando que os anos se passassem. Não foi.