terça-feira, 25 de agosto de 2015

Primeira parcela do 13º salário de aposentados será paga em setembro

BRASÍLIA- O Palácio do Planalto bateu o martelo e informou nesta segunda-feira, 24, que o adiantamento de 50% do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS será pago integralmente na folha do próximo mês, que é creditada a partir do dia 24 de setembro. São 28,2 milhões de benefícios com custo estimado de R$ 15 bilhões, só com a primeira parcela.
A medida recua em relação ao que propunha o Ministério da Fazenda. A área econômica propunha dividir o pagamento dos aposentados por causa das dificuldades do governo para arrecadar recursos. A ideia do ministro Joaquim Levy era pagar o adiantamento em duas parcelas — 25% na folha de setembro e 25% na folha de outubro.
CRÍTICAS E AÇÃO NO STF
A decisão da adiar o pagamento recebeu críticas de todos os lados e ajudou a deixar o governo da presidente Dilma ainda mais fragilizado, num momento de crise política. O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical ( Sindnapi) chegou a entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal ( STF) para manter a antecipação da primeira parcela do benefício, como vinha acontecendo nos últimos anos. Diante das pressões, a presidente Dilma decidiu pagar a primeira parcela de uma só vez. Os outros 50% serão creditados em dezembro.