quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Festival de Cinema Avanca abre programação de anivesrário de 403 anos de São Luís


    A Prefeitura de São Luís dá início, nesta quarta-feira (2), às comemorações de aniversário da capital maranhense com programação cultural diversificada. Shows musicais, apresentação de manifestações culturais, celebrações religiosas, festival de arte urbana e festival de folclore vão integrar as festividades até o dia 12 de setembro, em diversos locais.
    No Cine Teatro da Cidade acontecerá o Festival de Cinema Avanca – São Luís, com sessões gratuitas às 17h e 19h, nos dias 2 e 3 de setembro. Ao todo, serão exibidas 16 produções audiovisuais em curta, média e longa-metragem de diversos países, como Chipre, Rússia, Jordânia, Irã, Taiwan, México, Portugal entre outros.
   O filme "Acabo de ter um sonho", produção espanhola de Javi Navarro que abre a programação no antigo Cine Roxy, ganhou o prêmio de curta-metragem da 19ª edição do festival. "Rapaz de olhos azuis" (Blue eyed boy), exibido no mesmo bloco, mereceu menção honrosa.
      Avanca é uma localidade do Distrito de Aveiro, em Portugal. O festival está em sua décima nona edição. A realização do festival em São Luís é uma parceria do Cine Teatro da Cidade, equipamento cultural da Prefeitura, com o cineasta, produtor e professor Francisco Colombo, que cursa o mestrado em Comunicação Multimedia, na Universidade de Aveiro.
    “Em conversa com o curador do festival, Antonio Valente, me coloquei à disposição para trazer uma síntese da mostra de cinema aqui, como forma de fazer circular essa produção audiovisual e possibilitar essa troca cultural tanto no que diz respeito à linguagem audiovisual, o jeito de fazer cinema em outras regiões, como também o aspecto da formação cultural do público ao ter contato com a diversidade cultural de outros países”, ressaltou Colombo.
    Para o diretor do Cine Teatro da Cidade, André Lobão, realizar o festival atende a meta de ampliar o fomento à produção audiovisual local e possibilitar o acesso a filmes de qualidade. “O contato com a produção audiovisual de outros países estimula a sensibilidade dos criadores e cineastas locais a buscarem novas referências de linguagem”, disse Lobão.
   Colombo destacou a qualidade de alguns filmes como “Artista de Rua”, do diretor jordaniano Mahmoud Hindawi. O curta-metragem descreve um velho artista que, apesar do incrível talento, está desiludido e precisa de inspiração. "Artista de Rua" ganhou o prêmio animação no festival português. 
Euclides Moreira Neto de chapéu no júri
    “Acredito na ideia de que cultura é movimento e o festival vem oferecer isso também para a população de São Luís. Para quem é envolvido com Arte, poder realizar o festival é também uma forma de contribuir com a cidade, como um presente pelos 403 anos de São Luís”,  disse Colombo. O professor da UFMA e ex-presidente da Func, Euclides Moreira Neto integrou o júrio técnico de televisão e vídeo do festival.
    O festival também acontecerá na região tocantina, nos dias 9 e 10 de setembro, no auditório da Universidade Federal do Maranhão, em Imperatriz.

Confira a programação completa do Festival Avanca – São Luís
Dia 2 de setembro, 17h
"Acabo de ter um sonho"(Espanha, ficção, 7 min) 
"Deus providenciará" (Portugal, ficção, 15 min)
"Tons de cinzento" (Rússia, animação, 6 min)
"Rapaz de olhos azuis" (Irã, ficção, 18 min)
"Foi o fio" (Portugal, animação, 5 min)
"Ele e ela" (Cazaquistão, ficção, 6 min)
"Caçador de borboletas" (Taiwan, animação, 18 min)
Dia 2 de setembro, 19h 
"Miragem" (Portugal, ficção, 10 min)
"O imortalizador" (Chipre, ficção, 21 min)
"Depois da guerra… antes da guerra…" (República Tcheca/Rússia, 45 min)
Dia 3 de setembro, 17h
"Noturna" (Portugal, ficção, 5 min)
"O homem que não sabia muito" (França, ficção, 20 min)
"Ar" (México, ficção, 4 min)
"Artista de rua" (Jordânia, animação, 7 min)
"Stavanger" (Alemanha, ficção, 38 min)
Dia 3 de setembro, 19h
"Pecado Fatal" (Portugal, ficção, 90 min)