quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Weverton Rocha é o único "parlamentar em ascenção" da bancada maranhense

   
O deputado Wadih Damous e o ex-ministro Carlos Lupi na convenção do PDT no Maranhão
    O deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA) está na lista dos parlamentares em ascenção do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.  É o único entre os 18 deputados federais da bancada maranhense. Na lista dos "cabeças" do Congresso está o deputado Sarney Filho (PV). Entres os senadores pelo Maranhão nenhum está na lista divugada pelo DIAP.
    Na semana passada o presidente estadual do PDT, eleito em 28 de agosto, promoveu um jantar com a bancada pedetista. Entre os convidados estava o assessor especial da presidente Dilma Rousse (PT, Giles Azevedo. A liberação das emendas parlamentares esteve no cardápio. Mesmo assim, parlamentares do PDT reiteraram que vão manter postura independente. Ex-presidente nacional do PDT, Manoel Dias é ministro do trabaho no segundo mandato de Dilma.
    Pela definição do DIAP, parlamentar em ascenção sao aqueles que vêm recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão na mesma categoria parlamentares que buscam abrir canais de interlocução, criando espaços próprios e assim obtendo credenciais para exercício de liderança formal ou informal no âmbito da casa legislativa. Os parlamentares em ascenção estão entre os 150 mais influentes no congresso.
    Os "cabeças" são aqueles que conseguem se diferenciar dos demais. A capacidade de conduzir debates, negociações, votações e articulações, liderando tomadas de decisões.
    A avaliação do DIAP foi realizada entre os meses de fevereiro e junho de 2015.  Entre os 100 mais influentes no Congresso Nacional, 62 estão na Câmara e 38 são senadores.