segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Trabalhadores da EBC entrarão em greve nesta terça,10

   Os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), incluindo na TV Brasil no Maranhão, decidiram entrar em greve a partir da zero hora desta terça-feira, 10 de novembro. A decisão ocorreu no último dia 5 de novembro tirada em assembleia pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e o Sindicato dos Radialistas.
    Em negociação desde o mês de setembro, a empresa se manteve intransigente em oferecer zero% de reajuste para as cláusulas econômicas. Os trabalhadores, por sua vez, mantiveram a contraproposta de 9,43%, referente ao IPCA do período.
    Na última rodada a empresa refez a proposta. Oferecendo um reajuste de 2,5% para este ano, 2,5% para 2016 e fazendo valer a Convenção Coletiva de Trabalho por 2 anos.
Mobilização
    Na última assembleia, mais de 400 trabalhadores estiveram presentes vestidos de preto em protesto contra a proposta de reajuste zero e dos privilégios na empresa pública.
    Os trabalhadores aprovaram também uma moção contra a utilização da comunicação institucional da empresa pública para difundir falsas informações sobre a negociação do ACT e um abaixo assinado contra os privilégios na EBC e pela valorização dos empregados do quadro permanente.