domingo, 29 de maio de 2016

Sarney e suas digitais

Lula se arrependeu de escolher Dilma, disse Sarney a Machado

Para Renan, contas de Duda no exterior podiam ter envolvido ex-presidente

O ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) comentou, em conversa gravada por Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está arrependido de ter optado por Dilma Rousseff para lhe suceder. Em gravação divulgada pela TV Globo, Sarney refere-se à escolha de Dilma como “o único erro que ele (Lula) cometeu”.
Sérgio Machado, que gravou conversas com outros políticos do PMDB, fez acordo de delação premiada homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na gravação de Sarney, ele não cita o nome de Lula, mas se refere ao ex-presidente na resposta a uma crítica de Machado à omissão de Dilma.
— Ele (Lula) chorando. O que eu ia contar era isso. Ele me disse que o único arrependimento que ele tem é de ter eleito a Dilma. Único erro que ele cometeu. Foi o mais grave de todos — disse Sarney.
Em outro trecho da gravação, com Renan Calheiros, divulgado pelo jornal “Folha de S.Paulo”, o presidente do Senado afirma que Lula só escapou das acusações de envolvimento com o escândalo do mensalão (2005) porque não investigaram a fundo a movimentação financeira do marqueteiro Duda Mendonça no exterior.
Responsável pelo marketing da vitoriosa campanha presidencial de Lula em 2002, Duda já admitiu, em depoimento à CPI dos Correios, que recebera R$ 10 milhões no exterior em esquema de caixa dois.
— Por que que o Lula saiu? Porque o Duda fez a delação. Na época, nem tinha (a lei). O Duda fez a delação e disse que recebeu o dinheiro fora. E ninguém nunca investigou quem pagou, né? Este é que foi o segredo — disse Renan.
“APARTAMENTO BANCÁRIO”
Em outro trecho, Renan e Machado conversam sobre o tríplex no Guarujá e o sítio em Atibaia, cuja propriedade é atribuída ao ex-presidente, que nega ser o dono.
— Botou na real. Aí (inaudível) umas besteiras, como a Marisa diz, besteira. Ele (Lula) tem R$ 30 milhões em caixa. Como é que não comprou um apartamento, uma porra (inaudível)? Porra, umas merdas, um sítio merda, um apartamento merda — diz Machado.
— Apartamento bancário — comenta Renan.
Machado afirma ainda que a criação da empresa Sete Brasil, voltada para a construção de navios-sonda para a exploração do pré-sal brasileiro, teria sido armação de Lula, depois de ele ter deixado o governo, com Sérgio Gabrielli, então presidente da Petrobras, e “uma turma”.
— ... ele armou depois, naquela Sete, naquela Sete que armou. Inclusive tentaram (inaudível). E ali foi o Gabrielli, junto com uma turma, armaram aquilo, foi outra cagada.
— Uma cagada — concorda Renan.
A presidente afastada Dilma Rousseff disse que não vai comentar as declarações de Sarney e de Sérgio Machado. O presidente do Senado, Renan Calheiros, também se negou a falar das gravações. A assessoria de imprensa do Instituto Lula classificou as gravações de “nojentas”. O advogado de Sarney, Antônio Carlos de Almeida Castro, disse que o expresidente não vai responder sobre fragmentos do que está sendo vazado.