sábado, 20 de agosto de 2016

Calendário: João Chiador completa 78 anos de cantoria

   
Um dos 12 LPs gravador por Chiador na Maioba

    João Costa Reis, filho de Cândido Bento dos Reis, cantador do Boi de Maracanã, e Clara Costa Reis, neto de Euzébio Costa, completa 788 anos de idade neste sábado,20 de agosto. No bumba-meu-boi, ele é João Chiador.
    "Nasci para cantar boi", afirma João Chiador. O pai cantador, o irmão cantador, o avô cantador, João diz que é cantador ainda na barriga da mãe. Por 32 anos, Chiador foi cantador do Boi da Maioba. Hoje está no Boi de São José de Ribamar. Iniciou em Tajaçuaba, cantou no Boi de Maiobinha. Foi lá o primeiro oficialmente como cantador. Convidado por Luís Gonzaga Danavó, foi para a Maioba. O apelido de Chiador veio da Maiobinha, quando fazia uma apresentação no Bairro de Fátima e o som chiava muito.
    Para sobreviver vendia carne, galinha, camarão nas ruas de São Luís. Cantador da Maioba, tentou ser vereador em São José de Ribamar. Perdeu. Apenas nove votos na Maioba e trinta e poucos na sede de Ribamar. Como cantador da Maioba gravou doze elepês.  Em 93 deixou a Maioba e se transferiu para o Boi de Ribamar. têm quatro LPs e seis CDs gravador com o batalhão de São José de Ribamar..
    Quando festejou cinco décadas de dedicação à cantoria, recebeu homenagem do escritor José Ribamar Sousa dos Reis na série Memória da Cidade (FUNCMA) com o livro-CD "João Chiador, 50 anos de glória:meio século de cantoria". O CD tem participação de Zeca Baleiro e Alcione Nazareth.
    O irmão, Anjo Reis (Ângelo Costa |Reis), antecedeu Humberto no Boi de Maracanã, primo de Chiador.
Biografia do cantor com



Toada de Chiador
LENDAS ENCANTADAS

Maranhão eu te amo Maranhão A minha terra querida
tem muita história pra contar
é Athenas brasileira que o poeta assim dizia
terra de literatos, candomblé e encantaria. 
Na Fonte do Ribeirão
tem uma serpente que rodeia a Ilha
no Itaqui é casa de Oxalá
Ponta D´Areia, morada de Iemanjá.
Lá na praia dos Lençóis
é o castelo do rei D. Sebastião
alta madrugada o Touro negro vadia
alegrando a sereia
nas noites de lua cheia.