terça-feira, 30 de agosto de 2016

Eleições 2016: Petistas e golpistas se unem no Maranhão

    Petistas se emaranham com golpistas nas eleições municipais do Maranhão, assim como em mais de mil municípios brasileiros. Em nove das dez cidades maranhenses nas quais o PT apresentou candidatura a prefeito em coligações partidárias, há composição com adversários como PMDB, PSDB, PPS e DEM entre outras legendas que apoiam o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Lago do Junco e São Mateus, estacomposta só por aliados contra o golpe. 
    O Partido dos Trabalhadores tem uma definição retirada de congresso, proibindo coligações com golpisas do PSDB, DEM e PPS, parceiros preferenciais de candidatos no Maranhão. O diretório nacional ameaça os desobedientes com intervenções. Tem histórico no estado: nas eleições de 2010 interviu no diretório estadual substituindo o PCdoB pelo apoio à candidatura de Roseana Sarney (PMDB). É claro que com uma maozinha de Sarney e seu aliado Washington Oliveira, vice na chapa e comandante-em-chefe do diretório estadual. 
    Unha e carne no estado até o terceiro (conquistado com a deposição do governador eleito Jackson Lago - 2006-2009) e quarto mandatos da governadora Roseana Sarney, petistas e peemedebistas ainda sentam na mesma mesa em âmbito estadual. Sem mandatos, Sarney e Roseana dispensam atenção reduzida à sucessão municipal no estado. Estão de olhos vidrados em Brasília e no futuro de Temer.
    Coelho Neto é uma excessão no elenco de alianças entre petistas e golpistas. Em Alcântara, o PT está coligado com os golpistas do PMDB e do PSDB entre outros, mais ou menos raivosos antipetistas, com objetivo de reeleger o prefeito Araken. Uma missão quase impossível. 
    Há outros bons exemplos de fidelidade partidária ou às resoluções das instâncias partidárias. Petistas, golpistas tucanos e do partido de Temer estão no espectro da coligação A Força do Povo que tem como candidato em Campestre do Maranhão o agricultor Valmir Morais (PT). Inocente útil neste momento histórico. A coligação Unidos Venceremos em Feira Nova do Maranhão reúne PT, PPE, Democratas e mais três legendas na tentativa de eleger Aristides. 
    Aliados nacionais, PT e PCdoB se confrontam na disputa eleitoral em quatro municípios maranhenses: Alcântara, Feira Nova do Maranhão, Lago do Junco, Mirador e Peri-Mirim. 


Candidatos do PT no Maranhão:

*Alcântara- Araken (Unidos por Alcântara - PT, PPS, PTN, PR, PSB, PEN, PHS, PTdoB, PMDB, PRB, PP, PSDB, PRP, PRTB, PTB e PTC)

*Campestre do Maranhão Valmir Morais (A Força do Povo - PT, PTB, PCdoB, Rede, PV, PMDB, PMB, PROS, PSDB, PSC, PP e PR)

Coelho Neto – Américo de Sousa ( Frente Oposicionista de Coelho Neto - PT, PSB, PCdoB e SD)

*Feira Nova do Maranhão – Aristides (Unidos Venceremos - PT, PEN, PPS, PTB, DEM e PHS)

Lago do Junco – Osmar Fonseca (Avante Lago do Junco: No caminho certo - PDT, PT, PR, PMN, PSB, PCdoB e PROS)

*Mirador – Marquinho ( O trabalho continua - PT, PTB, PP, PPS, SD, PTdoB, DEM e PRB)

*Peri-Mirim – João Felipe (De novo com a força do povo - PT, PEN, DEM, PPS, PRB, PSDB e PV)

São Mateus do Maranhão – Genilson Alves (Frente Popular Renova São Mateus - PT, PTN e PMB)

*São Raimundo do Doca Bezerra – Arlene (Forte é o povo - PT, PRTB, PSB, PV, PSD e PCdoB)

*Urbano Santos – Iracema Vale (Para fazer muito mais por Urbano Santos - PMDB, PT, PV, PRP, PP, PTdoB, PTN, PSB, PROS e PRTB)

*Zé Doca – Zé Costa (Todos por Zé Doca - PT, PEN, PDT, PMDB, PTN, PPS, PHS, PMB, PTC, PSB, PV, PSDB, PPL, PCdoB, PRB)