segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Presidente do IPHAN vai à câmara e garante realização das obras do PAC Cidades Históricas

   
Kátia Bogéa, presidente nacional do IPHAN
    A presidente nacional do IPHAN, Kátia Bogéa, esteve na manhã desta segunda-feira,8, na Câmara Municipal de São Luís (MA) para anunciar que está aguardando apenas o projeto para licitar e contratar a obra da nova sede do legislativo da capital maranhense. A nova sede será no local onde no passado funcionou uma fábrica de cânhamo (Fábrica São Luís), na rua São Pantaleão, na Madre Deus. O presidente da Câmara, vereador Astro de Ogum, solicitou a recuperação do Parque da Juçara, no Maracanã, zona rural de São Luís.
    Ela anunciou também a realização em São Luís, em junho de 2017, de um seminário internacional com participação de representantes da Unesco, Ministério da Cultura, das Cidades, Turismo entre outros, e de vários sítios históricos do mundo.
    Kátia Bogéa disse acreditar na recuperação do orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC- Cidades Históricas. No governo Dilma Rousseff foram anunciados recursos da ordem de R$ 133 milhões para realização de obras em prédios e logradouros situados na região tombada pela União e Unesco, entre eles Rua Grande, Mercado Central, teatro Arthur Azevedo, etc.
    Em reunião com o superintendente regional do Iphan, MAurício Itapary, a presidente nacional do órgão do ministério da Cultura disse que tratou da finalização das obras da Rua Grande, Museu de Artes Visuais, dos teatros Arthur Azevedo e João do Vale, entre outras que citou.