sábado, 24 de setembro de 2016

PT do Maranhão esconde estela de Lula e Dilma

      A força do Partido dos Trabalhadores no Maranhão está na foto. Não naquela histórica, da ex-governadora Roseana Sarney insinuando vestir a camisa do PT em 2010, emoldurada pelos sorrisos de hiena dos máximos dirigentes partidários no estado. 
    No limiar do século XXI, Lula passou a ser a imagem venerada por tantos quantos buscavam conquistar eleitores, não somente no Maranhão, no país inteiro. Após se safar do mensalão e divinizado pela popularidade às custas disso ou daquilo, independentemente da visão maniqueísta ou reacionária de cada um, nunca antes na história deste estado uma imagem foi tão idolatrada.
     Da casa de palha caindo aos pedaços em Pinheiro ao ferry do monopólio do transporte para a Baixada, lá estava Lula. Na parca memória do eleitorado, um punhado esqueceu do pedido de voto a Roseana pela rouca voz de Lula. 
     A votação mais expressiva do país dada à ex-presidente Dilma Rousseff no Maranhão em 2014, com 78,76% dos votos válidos, contrastava com a representação do Partido dos Trabalhadores no estado no mesmo período. Atualmente o PT no Maranhão comanda apenas 3,6% das prefeituras no estado. Há petistas como prefeitos em somente oito municípios maranhenses. Eram oito, em janeiro de 2013.
    Nas eleições deste ano, Lula não dará as caras. Perdeu a condição hiper-dulia antes devotada ao barbudo sindicalista em rasgos de sensibilidade política. 
    Com a imagem arranhada, o ídolo não foi destruído, mas sua imagem está longe da antiga veneração pelos próprios petistas. Lula deixou de ser santo para aspirantes a vereador ou prefeito. Até a estrela perdeu a verve vermelha.
    Em São Luís, uma dúzia de candidatos disputa a eleição pelo PT. Entre históricos e proeminentes, nem sombra de Lula. Na estrela branca escondem a legenda. Permaneceu apenas o número
    

A força do PT no Estado

Prefeitos
Alcântara - Araken
Brejo - Adalberto
Campestre do Maranhão - Valmir Moraes
Itinga do Maranhão  - Luzivete Botelho da Silva
Lagoa Grande do Maranhão  - Dr. Jorge
Lago do Junco  - Edina
São Raimundo da Doca Bezerra  - Arlete
Urbano Santos - Iracema

Deputado Federal
Zé Carlos

Deputado Estadual

Zé Inácio

Candidatos a vereador pelo PT em São Luís
Carlos Barreto

Cesar Campos
Clemilton Ferraz

Dr. Lobão Filho
Honorato Fernandes
José Soeiro
Marcelino Cohey
Osvaldo Muller
Pétala Monteiro
Prof. Chocolate
Professora Dina
Teteu