quinta-feira, 25 de maio de 2017

40º Festival Guarnicê de Cinema é lançado pela UFMA

   
Reitora da Ufma fala durante lançamento do 40º Guarnicê
    A Universidade Federal do Maranhão realizou, nesta quinta-feira, 25, uma coletiva de imprensa para oficializar o lançamento do 40º Festival Guarnicê de Cinema. A cerimônia, organizado pelo Departamento de Assuntos Culturais/Proexce, ocorreu no Grand São Luís Hotel, com a participação da reitora da UFMA, Nair Portela; da pró-reitora de Extensão, Cultura e Empreendedorismo, Dorlene de Aquino; da coordenadora geral do festival, Fernanda Santos Pinheiro e dos patrocinadores.
    O 40º Festival Guarnicê de Cinema acontecerá de 02 a 10 de junho de 2017, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Cine Teatro da Cidade (Roxy) e na sede provisória do Departamento de Assuntos Culturais/Proexce da UFMA, na rua Humberto de Campos, 174, Centro. Na programação haverá mostras competitivas e não competitivas, exposições, lançamentos e homenagem ao ator Lima Duarte.
    Foram inscritos aproximadamente 400 filmes. Entre eles, 37 filmes de curtas e longas-metragens, foram selecionados para competirem no 40º Festival Guarnicê de Cinema. O melhor longa nacional receberá o Troféu Guarnicê e uma premiação em dinheiro no valor de R$ 23 mil reais, dedutíveis de impostos; O melhor curta nacional ganhará Troféu Guarnicê mais premiação em dinheiro no valor de R$ 12 mil reais, também dedutíveis. O Prêmio Assembleia para melhor filme realizado por maranhenses outorgará uma premiação em dinheiro no valor de dez salários mínimos, dedutíveis de impostos.
    O Festival Guarnicê de Cinema é uma realização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por maio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC/Proexce), com patrocínio do Mateus Supermercados e Governo do Maranhão/Sectur, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Banco do Nordeste, e tem o apoio da Fundação Sousândrade, Academia Internacional de Cinema (AIC), Prefeitura de São Luís, Universidade FM e TV UFMA, Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Rock e WComunicação.
Informação da Ascom da UFMA