quinta-feira, 15 de junho de 2017

Secretário de Dória humilha o Maranhão


       O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Filipe Sabará, pagou uma passagem a um morador de rua para que voltasse a São Luís, no Maranhão, no domingo(11), horas após uma ação policial na nova cracolândia, no centro da cidade. Além de pagar pelo bilhete, Sabará levou o homem, identificado como Antônio, até o terminal rodoviário Tietê e gravou toda ação em um vídeo, divulgado ontem em uma rede social.
    Na postagem na internet, Sabará afirmou que Antônio foi “resgatado nas ruas após a ação contra o tráfico“ na cracolândia e “presenteado com uma passagem para sua terra natal no Maranhão”.Existe um programa da prefeitura, chamado "Núcleo do Migrante", que oferece atendimento a famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade, como transporte interestadual e intermunicipal. O serviço destina-se a pessoas de fora do município que “encontram-se na cidade sem referências, por período não superior a três meses”, segundo o site da prefeitura. No entanto, Antônio não foi encaminhado ao programa. O pagamento da passagem foi classificado pelo governo municipal como um “ato individual” do secretário.
    "Estamos indo para a terrinha com dignidade", declarou Sabará a Antônio no vídeo.
    Na gravação, o secretário aparece conversando com o morador de rua em um carro a caminho da rodoviária. Ele diz que Antônio mudou-se para São Paulo em busca de oportunidades de trabalho, mas “acabou nas ruas e nas drogas”. O homem também mostra um kit que recebeu da prefeitura com escova de dentes, toalha e cobertores. Pouco depois, se despede da câmera em frente ao guichê de uma empresa de ônibus.
    A prefeitura informou que o pedido para retornar ao Maranhão partiu de Antônio. Sua mulher, que vivia com ele em São Paulo, retornou ao estado esperando um filho do casal. Sem dinheiro para viajar e vivendo nas ruas, ele teria pedido por ajuda ao procurar atendimento da prefeitura na cracolândia. Ele seria usuário esporádico de álcool e drogas.
    O prefeito João Doria (PSDB) afirmou não ver “nenhum problema” na situação.
    "Essa pessoa pediu explicitamente que gostaria de voltar à sua terra, o Maranhão. Não há nenhum problema, diante das circunstâncias, já que a secretaria de Direitos Humanos, assim como a de Assistência, têm esse programa segundo o qual, diante da solicitação, seja fornecido o bilhete para o retorno à sua cidade e sua região de origem. Se elas pedem, não há nenhum problema em atender a solicitação. O que não deve ser é forçado, estimulado ou induzido", afirmou o prefeito João Doria nesta terça-feira.
    No domingo, uma ação conjunta entre prefeitura e governo na Praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo, expulsou da área o chamado “fluxo” e destruiu barracas de lona que supostamente acobertariam o tráfico de drogas. A prefeitura alegou ter realizado 53 internações voluntárias após a operação. Poucas horas depois, no entanto, o comércio de drogas já operava novamente no local.