terça-feira, 19 de setembro de 2017

Centro Cultural da Vale realiza eventos em setembro

    O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), na rua Direita, 149, Praia Grande, abre a programação de setembro com o projeto Pátio Aberto que traz shows todos os sábados ao final da tarde, e a abertura da primeira edição da ocupação artística em seus espaços. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.
   

  


O artista plástico Ribaxé: Neopalafitas

    O edital Ocupa CCVM selecionou nove projetos de linguagens variadas como pintura, fotografia, música e teatro. A programação será aberta nesta quinta-feira (21), com a apresentação do espetáculo Das Águas, da cantora e atriz Cris Campos e Grupo Xama Teatro.

    A artista mergulhou no universo da água e seus mitos para construir um espetáculo que mistura música, teatro, dança e contação de histórias. A apresentação ocorrerá novamente nos dias 22, 28 e 29 de setembro, sempre às 19h.
Cena do espetáculo 'Das águas'

    No dia 23 de setembro, às 18h, o contrabaixista e compositor Mauro Sérgio lança CD Caminhada, com show instrumental. O repertório autoral apresenta elementos dos universos da mpb e do jazz.

    No dia 30 de setembro, também às 18h, é a vez de A volta do rock ao centro histórico, da banda Original Fire, que traz influências de bandas dos anos 90 a 2000.
Exposição
   Na próxima terça feira (26), às 19h, será aberta a exposição OCUPA CCVM 2017 com cinco projetos selecionados pelo edital. A exposição traz os trabalhos de João Ewerton, Ribaxé, Vicente Martins Jr., Wilka Salles e uma montagem sobre o universo visual do Coteatro, dirigido por Tácito Borralho.A exposição OCUPA CCVM poderá ser visitada até 12 de novembro.

    A primeira edição do Ocupa CCVM apresenta projetos inéditos em São Luís, abrindo espaço para os criadores locais. "O uso dos espaços e as montagens foram discutidos com cada artista/ grupo num trabalho de construção coletiva do resultado. Acreditamos nesse processo colaborativo entre instituição e criadores. O edital nos permitiu conhecer melhor o que está sendo pensado e proposto pelos artistas maranhenses. Estamos felizes com o resultado e acreditamos que o público também vai gostar.", destacou Paula Porta, diretora e curadora do CCVM.

    Nesta semana o artista Ribaxé poderá ser visto em atuação no Pátio Maranhão, criando a obra Neopalafitas, que ficará exposta neste espaço. O trabalho remete às palafitas de São Luís numa abordagem gráfica. Wilka Salles ocupa as salas Carnaúba e Juçara, no térreo, com a sequência de obras intitulada Corpocriação.

    A Sala São Luís, no primeiro andar, recebe três projetos: De passagem, de Vicente Martins Jr., com fotografias inspiradas pelo cotidiano do terminal rodoviário do Anel Viário; Vazante, de João Ewerton, instalação que remetem ao mangue presente na Ilha; e Um mergulho no universo onírico do Coteatro, montagem com cenários e figurinos, numa leitura diferente do universo visual criado pelo grupo dirigido por Tácito Borralho.
Espetáculos e oficina
    Além do show Das Águas, o Ocupa CCVM abre espaço para mais dois espetáculos e uma oficina. A Sala Mearim será ocupada pelo Coletivo Dibando, coordenado pela artista Tiêta Macau, que propõe em Someday Sundae um processo criativo multilinguagem. O projeto envolve os artistas do coletivo, convidados e o público visitante. O Auditório Itapecuru receberá o espetáculo teatral Cão Morto, do Coletivo Teatro do Redentor, que traz uma adaptação da obra de Bertolt Brecht. O Ocupa CCVM ainda terá a oficina musical Laboratório Beats Eletrônicos: Groovebox, dirigida por Carlinhos Vas e aberta aos interessados.