quarta-feira, 30 de maio de 2012

Prefeito João Castelo faz discurso fora do tom do tucanato

   “Se um candidato faz promessas impossíveis ou alianças fracas apenas para obter vantagens, será punido. A população saberá confrontar o discurso e a realidade. Por isso é inevitável que um bom candidato tome outro rumo, e saiba conversar com o eleitor”
    A fala acima poderia ser atribuída a algum adversário do prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB). Mas a análise é de um correligionário do tucano: o pré-candidato a prefeito de Vitória (ES), ex-deputado Luiz Vellozo Lucas, tucano como Castelo, dita durante a reunião do PSDB  nesta quarta-feira, em Brasília,  com os pré-candidatos do partido às prefeituras de 74 cidades do Brasil.
    O discurso do tucano prefeito de São Luís destoa do do senador Aécio Neves, virtual  candidato a presidente pelo tucanato em 2014. Neves diz que o partido vai discutir na campanha a relação entre entes da federação: União, estados e municípios. Na avaliação do senador, a gestão petista a concentração de recursos pela União provocou declínio na qualidade dos serviços. Por exemplo, na Saúde hove queda de 16% os investimentos entre 2000 e 2010.
    Não é o que alardeia o prefeito de São Luís. Na semana passada, em discurso durante a posse do secretário municipal de governo, José Reinaldo Tavares, Castelo disse que a presidente Dilma Rousseff estava lhe apoiando. Embora, ao mesmo tempo, tenha afirmado que quase todas as obras feitas no município - quantas mesmo? - tenham sido bancadas pelo Tesouro Municipal. Na ocasião Castelo disse não ligar para partido.
    O senador mineiro vai estar em São Luís na convenção que vai homologar Castelo como candidato à reeleição. A última vez que esteve aqui foi em 2008, para fazer discurso no palaqne do candidato do partido.