sábado, 20 de outubro de 2012

MUSEU DE TUDO: VIVA 85 revelou nomes e eternizou canções


    Realizado durante o governo Luiz Rocha em 1985, o Festival  Viva, retomado este ano por iniciativa do seu mentor Nan Sousa, teve à época apoio de empresas e instituição já extintas como o BDM (Bando de Desenvolvimento do Maranhão), Poupança BEM e  Cervamar; e, ainda, das que ainda estão atuando como Armazém Paraíba, Ekos Publicidade, entre outras.
    No festival foram lançados nomes até então desconhecidos pelo público como Fauzy Beidoun, líder da ainda não batizada banda Tribo de Jah, que ao lado de Rosa Reis participou com a música “Neguinha”. A cantora Fátima, ganhou o codinome Passarinho, após defender a composição “Canto de Passarinho”.  Composições como "Oração Latina" passaram a fazer parte do repertório clássico da música produzida no Maranhão. Na final realizada no Ginásio Costa Rodrigues um grande público compareceu para assistir aos cantores maranhenses.
    O revival do Festival não foi concebido com o propósito de revelar. Entre os concorrentes estão artistas com sólida carreira, construída há décadas que acredito ter atendido ao apelo de Nan Souza para participar do dejá vú musical tupiniquim. A premiação, embora não possa ser considerada pífia, não condiz aos patrocinados (VALE entre outros). Houvesse a transparência dos recursos relocados para o evento, o compositor poderia mensurar sua importância diante das atrações convidadas.
O disco Festival Viva 85
Lado A
Neguinha
Oração Latina
Alcântara
Canto de Passarinho
Sabiá Mensageiro

Lado B
Forrockiando
Pirilampo Pereira
O Paraíba
Luarada
Estrela do Mar

Textos de apresentação do LP:
A grandeza do Maranhão, altivez e bravura de seu povo, evidenciam as nossas melhores tradições culturais. Sinto-me orgulhoso como maranhense pelo sucesso que o “Projeto Viva” alcançou, congregando e alegria de milhares de jovens nas praças, ao som e canto de seus artistas,autores e intérpretes, cuja culminância está nesta gravação.
Este disco é uma memória e um testemunho do valor e da sensibilidade dos jovens maranhenses, talentosos e sensíveis ao belo e aos valores autênticos. Aos que neste disco registraram sua criatividade e produção e a todos que viveram o “Projeto Viva”  meu abraço, apoio e admiração.
Luiz Rocha
Governador do estado do Maranhão

O Maranhão se projetou sempre no cenário nacional, pela força e exuberância de seus talentos, na cultura, na política e pelo seu hábito de falar castiço de sua gente. Como brotando das raízes de um povo fortemente miscigenado, talentoso, criativo e sensível, o homem do Maranhão sempre cultivou as artes com amor, sucesso e carinho.
Hoje, quando o Estado retoma uma nova era industrial, pelos grandes projetos paradoxalmente ou talvez impulsivamente os talentos reagem e surge uma música jovem com todo vigor.
Música que brota do entusiasmo da juventude, a qual ocupa conscientemente o espaço do “Projeto Viva”, como testemunho da sintonia entre a sensibilidade do Governo Luiz Rocha e o desejo da classe dos artistas.
Este LP documenta a nova fase da história da Música Popular Maranhense, revitalizando as tradições que congregaram São Luís “Atenas Brasileira”
Dep  Nan  Souza
Secretário de Desportos e Lazer

Ficha técnica
Gravado e mixado nos Estúdios
Transamérica, Rio de Janeiro - agosto de 1985.
Zé Américo – Produção e Direção Musical
Maestro Nonato - Assistente de Produção
Fernando Rodrigues – Coordenador de Pessoal
Cláudio e Loureiro- Técnicos
Zé Amércio-Mixagem
Ekos Publicidade - Capa (Zezé)
Sioge – Impressão Capa
Gov. Luiz Rocha- Promoção
Sedel- Realização
Participação Especial dos Músicos
Rio de Janeiro
Elber Bedaque – Paulo César Barros – Paulo William-Nilton Rodrigues – Marcelo Neves – Marcos Amma - Cidinho – Zepa e Zé Américo.