sexta-feira, 30 de maio de 2014

Func divulga selecionados do São João 2014 da prefeitura de São Luís

    A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), divulgou nesta sexta (30) a lista dos grupos culturais e atrações artísticas que vão integrar a programação junina do Arraial da Maria Aragão e das comunidades que terão apoio da Func. Todos participaram do Edital Nº 06, referente à inscrição, seleção e contratação de propostas artísticas.
    Ao todo, foram 386 grupos inscritos, entre manifestações da cultura popular (bumba-meu-boi, tambor de crioula, danças populares e grupos alternativos), shows, grupos de forró pé de serra, expressões cênicas (teatro, performance, contação de história e intervenção artística) e grupos mirins de cultura popular. O valor dos cachês varia entre 500 reais a 5 mil reais.
    “A política de editais é uma medida democrática que tem ajudado a melhor organizarmos as ações e eventos promovidos pela Fundação porque não só garante a realização do São João como também oportuniza os grupos e brincadeiras a garantia de apresentações por meio de contratos regularizados”, disse o coordenador de eventos da Func, Ribamar Moraes.
     As inscrições encerraram no dia 19 de maio e foram selecionadas 199 propostas artísticas. Para fazer a seleção dos grupos, foi formada uma comissão composta por profissionais, especialistas e pesquisadores da área da cultura, divididos por categoria (manifestações da cultura popular, danças e shows), a partir de critérios definidos no edital, como tradicionalidade, indumentária, musicalidade, preservação do patrimônio, entre outros.
    “Cada proposta foi selecionada considerando a pontuação de 0 a 20 pontos, segundo critérios por categoria que estão no anexo 4 do edital. Foram classificados os grupos que atingiram entre 11 a 20 pontos. Serão contratados os grupos que estão dentro do número de vagas disponibilizadasl de acordo com a ordem de classificação”, explicou a coordenadora de Editais do São João, Alinne Meireles.
    Integram a Comissão os profissionais Josias Sobrinho, Charles Melo, Francisco Pinheiro, Vanessa Serra, Márcio Vasconcelos, Guilherme Filho, Hélio Martins, Domingos Tourinho e Renato Porto. “As atrações selecionadas vão atender a necessidade de programação da Praça Maria Aragão e das comunidades, que vão receber três propostas de apresentações culturais”, ressaltou Alinne.
    A programação definitiva do São João 2014 será apresentada após avaliação de recursos do resultado para as atrações artísticas, que poderá ser feita no protocolo do órgão, no prazo de 48 horas, referente aos dias úteis: 02 (segunda-feira) e 03 de junho (terça-feira). A lista completa está disponível no Blog da Func, no endereço: http://www.funcsl.wordpress.com.
    Entre os inscritos, três grupos foram convidados pela coordenação de São João para integrar a programação da Prefeitura como incentivo à preservação de suas manifestações: Dança do Coco Pirinã, Dança do Coco da Ilha e Dança do Caroço Tremembés.
Programação – A programação acontecerá de 13 a 29 de junho. A expectativa é atrair mais de 12 mil pessoas durante os dezessete dias de festa. Novamente a Praça Maria Aragão concentrará parte da programação, onde será montado o arraial “Terreiro da Maria”, com barracas de alimentação, artesanato, institucionais e espaço para atividades lúdicas, brincadeiras, oficinas populares e contação de histórias, além de outras atividades. No dia 1º de junho a campanha publicitária “São João de São Luís – O Arraial do Brasil é aqui” já estará nos principais veículos de rádio, televisão e outdoors da cidade anunciando a maior festa popular de São Luís.
    A montagem das barracas na Praça Maria Aragão teve início na quinta-feira (29). O palco principal (concha acústica da Praça), com mais de 400 m², receberá estrutura de som e iluminação para os shows musicais e os grupos artísticos se apresentarão em tablado (com 20 x 16 cm de extensão e 1,20 cm de altura), permitindo a visão dos espectadores de qualquer ponto da Praça.
Manifestações da Cultura Popular
Grupos Alternativos (10 vagas) - RESULTADO GRUPOS ALTERNATIVOS
Expressões Cênicas (05 vagas) - RESULTADO EXPRESSÕES CÊNICAS
Bandas de Forró Pé-de-Serra (10 vagas) - RESULTADO FORRÓ PÉ-DE-SERRA
Shows musicais (17 vagas) - RESULTADO SHOWS MUSICAIS
Grupos mirins (05 vagas) - RESULTADO GRUPOS MIRINS