quarta-feira, 24 de junho de 2015

Santo do dia: São João é tempo fecundar e profetizar

    
São João e os festejos juninos na vitrine da C&A
    Os  cristãos do oriente e do ocidente celebram o nascimento de São João Batista no dia 24 de junho. Também coincide, nas duas tradições, a data em que se celebram o seu martírio em 29 de agosto.
João é filho de Zacarias que, por causa da sua pouca fé, tornou-se mudo; e de Isabel, aquela que era estéril.
    O nascimento de João Batista anuncia a chegada dos tempos messiânicos, nos quais a esterilidade se tornara fecundidade e o mutismo, exuberância profética. O Evangelho lhe dá o cognome de “Batista”, porque ele anuncia um novo rito de ablução (MT 3,13-17), na qual o batizado não imerge sozinho na água, como nos ritos e nos batismos judaicos, mas recebe a água das mãos de um ministro.
    João pretendia mostrar assim que o homem não se pode purificar sozinho, mas que toda santidade vem de Deus.
    João Batista é também lembrado como um homem de grande mortificação. Talvez tenha ele iniciado esta disciplina nas comunidades religiosas do deserto. Mas, a tradição lembra, sobretudo, seu caráter profético.
    Ele é profeta por um duplo título. Antes de tudo é profeta no sentido em que essa palavra era entendida no Antigo Testamento; aliás, João é o maior dos profetas de Israel, porque pode apontar objeto de suas profecias. (MT,11 7-15; Jô 1,1928).